Diverso, o mercado de trabalho disponibiliza vagas para todos os tipos de contrato. Diante deste cenário, fica a cargo do profissional optar, por exemplo, pelo regime vinculado à Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) ou como freelancer.
Visto que os dois modelos são dinâmicos, o trabalhador precisa analisar os prós e contras de cada um, antes de escolher o modelo pelo qual deseja ser contratado. Em outras palavras, a opção depende muito do perfil do profissional e de suas expectativas.
Conheça os modelos CLT ou freelancer
CLT
Desde 1943, essa legislação garante os direitos dos trabalhadores, além de determinar regras e deveres dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho.
Freelancer
Já o profissional contratado por demanda não possui vínculo empregatício com a empresa. Dessa forma, o freelancer pode trabalhar para diversos clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.
Vantagens de cada modelo
O regime CLT garante uma maior estabilidade financeira, isto é, o profissional não precisa se preocupar em procurar outras oportunidades para complementar a renda, já que o modelo garante não apenas o salário regular, acordado em contrato, mas também direitos trabalhistas, como 13º salário, férias remuneradas, vale-transporte e saque ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no caso de demissão sem justa causa.
Por sua vez, o freelancer trabalha por conta, tornando-se o seu próprio chefe. Ele também tem disponibilidade de flexibilizar seus horários e autonomia para realizar o seu trabalho. Além disso, é ele quem determina o preço pelos serviços prestados.
CLT ou freelancer: como escolher a melhor opção?
Primeiro, o profissional precisa avaliar o próprio perfil para, depois, verificar se a modalidade escolhida compensa para cuidar das demandas frequentes, como aluguel, alimentação e o pagamento de contas.
Como sair da CLT para se tornar um freelancer
Quem está com contrato sob o regime da CLT e pretende atuar como freelancer deve, como primeiro passo, criar um planejamento em curto, médio e longo prazo, para se adaptar a um novo modo de vida.
O segundo ponto, antes de efetuar a mudança, é compor uma lista de clientes para iniciar a carreira como freelancer. Fazer propaganda antecipada de seu trabalho é uma boa dica neste sentido.
Sua vaga está no Amarelinho
Após a escolha por uma das modalidades, aproveite e cadastre o seu currículo no Amarelinho e encontre a melhor vaga de emprego de acordo com o seu perfil.