Os pequenos negócios foram responsáveis por gerar quase 80% dos empregos com carteira assinada no Brasil em 2022. A afirmação é do relatório produzido pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em que são registradas as admissões e demissões no mercado de trabalho.
Dessa maneira, o acumulado do ano ultrapassou 2 milhões de novas vagas, sendo que quase 1,6 milhão foram criadas pelos pequenos negócios, que registram aumento na participação, de 77,7% para 78,4%.
Os setores dos pequenos negócios que mais abriram postos de trabalho
Serviços
Em virtude de demandas, a área abrange diversos serviços existentes no mercado. Por consequência, esse é o setor com maior número de empresas registradas no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dessa maneira, o profissional que trabalha na área exerce prestação de serviços, ou seja, consultorias, manutenção, cuidados, desenvolvimento e muito mais.
De acordo com o estudo, o setor fechou o ano com 828 mil novos postos de trabalho.
Comércio
Com a vacinação em alta, o comércio tem recuperado os clientes que perderam durante os dois anos e meio de isolamento social. Dessa maneira, o comércio obteve 332.626 vagas.
Construção
Em 2021, a construção civil foi a segunda área que mais empregou trabalhadores. De acordo com o Sebrae, houve mais de 229 mil oportunidades para os trabalhadores iniciarem uma carreira na construção.
Indústria de Transformação
Segmento da indústria que realiza transformação de matéria-prima em produto final, a Indústria de Transformação finalizou o ano com 158.295 novos postos de trabalho, ou seja, novas oportunidades.
Agropecuária
Mesmo com uma leve recuada no ano passado, a Agropecuária continua sendo importante para o país, afinal, a área auxilia no crescimento de diversos setores. Nesse sentido, a área criou mais de 30.800 novas posições.
10 áreas de trabalho que os pequenos negócios mais empregaram
- Construção de edifícios: 87.661
- Restaurantes: 68.103
- Serviços de escritórios: 44.109
- Lanchonetes: 36.486
- Supermercados: 36.202
- Transporte rodoviário de cargas: 35.718
- Serviços de engenharia: 31.992
- Hipermercados: 22.182
- Varejo de roupas: 20.451
- Creches: 19.510
Aumento de exportações de pequenos negócios
De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a participação de MEIs e micro e pequenas empresas aumentou no Comércio Exterior.
Dessa maneira, os negócios de menor porte são responsáveis por 40,8% das empresas exportadoras. Ao total, são 11.400 pequenos negócios exportadores, que venderam 3,2 bilhões de dólares, em 2022.
Acompanhe outras notícias no Amarelinho
Semanalmente, o Amarelinho publica as últimas notícias sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais.