Pequenos negócios são responsáveis por gerar quase 80% dos empregos com carteira assinada

23 de março de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Os pequenos negócios foram responsáveis por gerar quase 80% dos empregos com carteira assinada no Brasil em 2022. A afirmação é do relatório produzido pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em que são registradas as admissões e demissões no mercado de trabalho.

Dessa maneira, o acumulado do ano ultrapassou 2 milhões de novas vagas, sendo que quase 1,6 milhão foram criadas pelos pequenos negócios, que registram aumento na participação, de 77,7% para 78,4%.

 

Os setores dos pequenos negócios que mais abriram postos de trabalho

Serviços

Em virtude de demandas, a área abrange diversos serviços existentes no mercado. Por consequência, esse é o setor com maior número de empresas registradas no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa maneira, o profissional que trabalha na área exerce prestação de serviços, ou seja, consultorias, manutenção, cuidados, desenvolvimento e muito mais.

De acordo com o estudo, o setor fechou o ano com 828 mil novos postos de trabalho.  

Comércio

Com a vacinação em alta, o comércio tem recuperado os clientes que perderam durante os dois anos e meio de isolamento social. Dessa maneira, o comércio obteve 332.626 vagas.

Construção

Em 2021, a construção civil foi a segunda área que mais empregou trabalhadores. De acordo com o Sebrae, houve mais de 229 mil oportunidades para os trabalhadores iniciarem uma carreira na construção.

Indústria de Transformação

Segmento da indústria que realiza transformação de matéria-prima em produto final, a Indústria de Transformação finalizou o ano com 158.295 novos postos de trabalho, ou seja, novas oportunidades. 

Agropecuária

Mesmo com uma leve recuada no ano passado, a Agropecuária continua sendo importante para o país, afinal, a área auxilia no crescimento de diversos setores. Nesse sentido, a área criou mais de 30.800 novas posições.

 

10 áreas de trabalho que os pequenos negócios mais empregaram

  • Construção de edifícios: 87.661
  • Restaurantes: 68.103
  • Serviços de escritórios: 44.109
  • Lanchonetes: 36.486
  • Supermercados: 36.202
  • Transporte rodoviário de cargas: 35.718
  • Serviços de engenharia: 31.992
  • Hipermercados: 22.182
  • Varejo de roupas: 20.451
  • Creches: 19.510

Aumento de exportações de pequenos negócios

De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a participação de MEIs e micro e pequenas empresas aumentou no Comércio Exterior.

Dessa maneira, os negócios de menor porte são responsáveis por 40,8% das empresas exportadoras. Ao total, são 11.400 pequenos negócios exportadores, que venderam 3,2 bilhões de dólares, em 2022. 

 

Acompanhe outras notícias no Amarelinho 

 

Semanalmente, o Amarelinho publica as últimas notícias sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar