Uma das maiores dúvidas de um profissional autônomo é saber quanto cobrar pelo serviço prestado ou produto vendido, principalmente por parte de quem está começando o trabalho por conta própria, sendo dono do seu negócio.
Pensando em ajudar você neste seu novo momento profissional, o Amarelinho separou algumas dicas de estratégias que você pode usar para saber quanto cobrar pelo trabalho.
O que considerar na hora de cobrar pelo trabalho
Mais do que oferecer um serviço bem-feito quando se trabalha como autônomo ou freelancer, a fim de manter a cartela de clientes e evoluir, é importante também que você saiba agregar valor ao seu trabalho. Para chegar a um preço justo, condizente com o que você oferece, mas sem extorquir o cliente, é necessário levar alguns fatores em consideração.
Calcule seus custos
Basicamente, a primeira coisa a se fazer antes de definir quanto cobrar pelo trabalho é definir o seu custo para desempenhá-lo – isso inclui tanto as despesas operacionais quanto fixas. Assim, você não sai no prejuízo.
Os gastos operacionais, basicamente, envolvem o que você precisa investir para desempenhar o que está sendo pago para fazer. Aqui, a depender do trabalho, pode entrar, por exemplo, seu custo de deslocamento, de alocação de espaço ou de algum equipamento específico, entre outros.
Já os gastos fixos – que podem passar despercebidos, mas não devem – é tudo o que você precisa pagar para fazer o seu negócio rodar, independentemente do serviço fechado. Contas de luz, internet, telefone, aluguel, tributos etc. Se você é MEI (Microempreendedor Individual), não se esqueça de adicionar o valor da contribuição mensal.
Adicione uma margem de lucro
Para trazer evolução ao seu negócio e atrair novos clientes, é necessário investimentos constantes, seja para adquirir mais conhecimento, se aperfeiçoar para oferecer outros serviços ou mesmo comprar novos materiais.
Sendo assim, para você manter a saúde de sua empresa, é preciso adicionar uma margem de lucro ao valor cobrado pelo seu trabalho. Considere cobrar de 10 a 30% acima deste valor.
Como calcular o preço pelo trabalho autônomo?
Agora que você já sabe o que considerar para não sair no prejuízo ao fazer um orçamento, está na hora de aprender como se calcula para chegar ao valor cobrado. O método mais utilizado por quem é autônomo para saber quanto cobrar pelo trabalho é precificar por hora trabalhada.
Sendo assim, você precisa ter em mente dois números bem definidos: o de salário pretendido e o de horas trabalhadas por mês. Para chegar ao valor da remuneração desejada, você pode se basear na média salarial do cargo exercido – há, inclusive, sites para isso.
Primeiro, faça a conta das despesas totais divididas pelas horas mensais trabalhadas. A esse valor, acrescente a porcentagem de lucro escolhida. Separadamente, divida o salário pelo total de horas trabalhadas no mês. Agora, é só somar o valor das duas contas. Se preferir, na internet, há sites próprios de calculadoras online para precificar serviços de freelancers e autônomos.
Acompanhe o Amarelinho
Gostou da dica? Esperamos que tenha aprendido a cobrar pelo seu trabalho como autônomo. Portanto, não deixe de conferir outros conteúdos do Amarelinho aqui no blog e de nos seguir nas redes sociais.