A paridade de gênero é um dos temas mais destacados no atual mercado de trabalho atualmente. Tem ficado para trás aquela situação em que homens e mulheres são tratados de maneiras diferentes, mesmo exercendo os mesmos cargos e profissões. Com isso, hoje vivemos um ambiente muito mais diversificado e receptivo para todas as partes, principalmente as mulheres. Dessa maneira, compreender toda essa situação é muito importante para aqueles que buscam se adaptar ao novo cenário.
O que é a paridade de gênero?
A paridade de gênero é o momento em que homens e mulheres receberão atenção e benefícios iguais no ambiente de trabalho. Desse modo, ambos terão direito a salários, condições e tratamentos iguais nas mesmas posições dentro do mercado. Essa é uma questão fundamental para que a equipe esteja na mesma sintonia e todos possam dialogar em posição de igualdade.
Maneiras de atingir a paridade de gênero
Esse é um tema discutido há anos por uma parcela da sociedade. Mulheres já foram às ruas para pedir direito a voto e ao próprio ato de trabalhar. Desse jeito, essa é uma luta que avança cada vez mais com o tempo, mas ainda pode haver avanços em algumas outras áreas, que pedem mais tomada de decisão. Já que mulheres não participam frequentemente de cargos altos, muitas escolhas não consideram suas experiências e necessidades. Essa situação acaba dificultando sua ascensão na carreira.
Flexibilidade e meios de implementação
Desde o processo de seleção até a rotina de trabalho, todos os elementos acabam impactando diretamente na vida de profissionais que possuem potencial como qualquer outro para desempenhar suas funções. Nesse sentido, a flexibilidade de horários e o auxílio para a criação de filhos e dependentes são fundamentais para a entrada de novas pessoas nesse meio. Todas as medidas podem fazer a diferença e impactar a vida de muitas profissionais