Entenda como funcionam as férias trabalhistas

17 de janeiro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O verão já está aí e esse é um ótimo momento para descansar e aliviar o estresse do dia a dia de trabalho. No entanto, para isso é preciso recorrer às férias trabalhistas, direito garantido a todo trabalhador. Afinal, você sabe o que são as férias e como esse benefício pode ser utilizado da maneira correta? Fique tranquilo, pois estamos aqui para te ajudar e sanar suas dúvidas.

 

O que são as férias trabalhistas

 

Inicialmente, é preciso entender que esse é um direito de todo trabalhador registrado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Portanto, após 12 meses da sua chegada na empresa, você poderá pedir o período de férias. No entanto, caso deseje escolher outro momento, você pode solicitar o período de descanso em até 1 ano e 11 meses após o seu ingresso no serviço. 

 

No entanto, você não pode passar o período de 24 meses seguidos sem férias. Se isso acontecer, o patrão terá que pagar o dobro da remuneração no período excedente. Portanto, a empresa que não respeitar esse ponto importante do acordo entre as partes poderá arcar com punições. Nesse sentido, as férias trabalhistas são um dever de todo empregador com o seu funcionário e sujeito à punições.

 

Divisão das férias

 

Segundo a CLT, o funcionário tem direito a 30 dias de descanso, diretos ou não, a cada 12 meses trabalhados pela empresa atual. Entretanto, cabe ao trabalhador decidir se irá cumprir esse período de férias de uma vez só ou de maneira parcelada, em até 3 vezes ao longo do ano.

É importante ter consciência de quais são os momentos possíveis para iniciar o período de férias trabalhistas. Segundo o artigo 135 da CLT, ambas as partes deverão estar cientes do período de descanso do trabalhador 30 dias antes do benefício ser concedido. Outro fator importante é que elas não poderão iniciar dois dias antes de algum feriado nacional ou em finais de semana.

 

Remuneração das férias trabalhistas

 

Outro fator garantido pela CLT é o pagamento do salário completo durante o período das férias trabalhistas, além do valor adicional de ⅓ da remuneração para que o empregado possa aproveitar o momento de descanso da melhor forma possível. Tudo em até dois dias antes do período acordado entre ambas as partes.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias