Vagas de emprego formal aumentou no trimestre

4 de junho de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

No entanto, mercado de trabalho está longe de recuperar a perda de 14,5 milhões de postos no período após 2014

Com a geração de aproximadamente 480 mil postos de trabalhos, totalizando 33,1 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o emprego formal voltou a crescer no trimestre encerrado em abril. O aumento foi de 1,5% em relação ao mesmo período de 2018, segundo os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 31 de maio.

Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, a alta se deu principalmente entre as mulheres e em São Paulo. Além disso, parte expressiva da recuperação de postos de trabalho formal veio dos segmentos de Educação e Saúde, de trabalhadores de baixa escolaridade na Mineração, Transporte e Construção, englobando ainda os profissionais liberais. Para ele, o aumento reflete o início de um quadro favorável, pois é a primeira vez que a categoria Carteira de Trabalho respira desde o início da crise, em 2014. No entanto, o mercado de trabalho está longe de recuperar a perda de 14,5 milhões neste período.

Por outro lado, a taxa de desocupação voltou a subir de 12% para 12,5% na passagem do trimestre fechado em janeiro para o de abril, com mais 550 mil pessoas desempregadas. Para Azeredo, o aumento é uma sobra das demissões dos trabalhadores contratados no final do ano passado e dispensados no início deste ano. Ele diz que, na comparação, a PNAD Contínua registra aumento de 270 mil empregos com carteira assinada, representando estabilidade com tendência de alta. O mercado também piora se considerada a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial), que atingiu 24,9%, representando 28,4 milhões de pessoas subutilizadas.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar