Concursos: O que estudar?

12 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

Prestar concurso público se tornou hoje uma ótima opção para quem procura estabilidade financeira e no trabalho, afinal, a entrada em uma vaga pública significa um emprego para a vida toda.

Contudo, para conseguir a tão sonhada vaga é necessária muitas horas de preparação e estudo, e alguns candidatos ficam perdidos por não saber exatamente o que estudar para realizar a tão temida e importante prova.

Pensando nisso, O Amarelinho separou para você os principais conteúdos que caem em provas dessa modalidade em níveis fundamental, médio e superior, confira.

 

Língua Portuguesa

Interpretação textual e Semântica – as questões de interpretação textual e Semântica são bastante comuns em provas de concursos e costumam ser difíceis. O número de textos com recursos gráficos, como tirinhas, gráficos e até mesmo mapas também é muito grande.

Ortografia – questões de ortografia aparecem bastante, normalmente através de uma frase que o candidato deverá julgar se está correta ou não dentro de um texto.

Verbos – as provas também costumam cobrar questões relacionadas aos verbos, tanto aos tempos e modos verbais, quanto à concordância verbal.


Preposições, conjunções e pronomes – outras classes de palavras que são bastante exploradas são estas três, de uma forma detalhista.


Regência Nominal e Verbal – as avaliações também englobam perguntas sobre regência nominal e verbal, que costumam ser uma grande dificuldade para muitos candidatos.


Sintaxe – essa também é uma grande dificuldade de boa parte dos candidatos, sobretudo porque analisa como as palavras se relacionam entre si para formar uma frase.


Prova discursiva – é bastante comum que as provas contenham questões discursivas, que exigem do candidato capacidade de se expressar bem através da norma padrão da Língua Portuguesa, além de dominar as regras gramaticais.


Os temas das provas discursivas podem variar muito, mas normalmente estão relacionados à função a ser exercida pelo candidato ou à matéria de Atualidades.

Matemática

Porcentagem e matemática financeira – problemas envolvendo porcentagem e matemática financeira são recorrentes em grande parte das provas.


Proporcionalidade – as questões costumam cobrar bastante regra de três, proporção direta e inversa, divisão proporcional etc.


Equações de primeiro e segundo grau – esse tópico também é muito explorado nas provas de concurso.


Geometria – as questões envolvendo geometria também são muito comuns, ainda mais aquelas que  envolvem o cálculo de áreas e volumes, as unidades de medida e a geometria espacial.


Progressão aritmética e geométrica – esses tópicos também costumam aparecer bastante e trazer questões de níveis de dificuldade mais avançadas. Outro tópico que normalmente está presente nas provas são noções de probabilidade e estatística.


Atualidades e Conhecimentos Gerais
As questões das disciplinas de Atualidades e Conhecimentos Gerais também são recorrentes em diversas provas. Normalmente cobrando do candidato questões relevantes relacionadas à Política, Sustentabilidade e outros temas que podem estar em evidência no momento da prova.

Informática

Windows – são bastante comuns as questões relativas à utilização do sistema operacional. As questões costumam variar em relação ao nível de dificuldade, podendo exigir do candidato desde ações que são usadas no dia a dia até questões que exigem um conhecimento mais aprofundado.

Word – as questões deste tópico também podem variar bastante em relação ao nível de dificuldade, dependendo do concurso e do cargo (se precisará utilizar com frequência essa ferramenta como objeto de trabalho). Boa parte das questões está relacionada à formatação de documentos e também as teclas de atalho.

Excel – as questões relativas ao Excel também costumam aparecer e costumam ser o tópico de maior dificuldade dos candidatos, isso porque esse programa não é tão usado no dia a dia. As fórmulas e suas funções também costumam aparecer bastante nessas questões.

Noções de Segurança – o tópico de noções de segurança também pode ser exigido dos candidatos de Nível Superior. As questões estão relacionadas, principalmente, aos procedimentos básicos de segurança e sobre procedimentos para evitar contaminar o computador com vírus.

Além destas matérias, as provas também podem cobrar questões de disciplinas relacionadas ao cargo pretendido, além, claro, de vagas para ensino superior exigirem questões sobre a área estudada. Por conta disso, é importante que você sempre se mantenha atualizado sobre tudo que ocorre dentro de sua própria área no mercado de trabalho.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias