Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). São 92.355 vagas distribuídas nas seguintes modalidades: ensino médio; médio integrado ao técnico; técnico – presencial, semipresencial e online –; especializações técnicas e modelo de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).
As inscrições podem ser feitas até as 15 horas do dia 3 de novembro, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br, mediante pagamento de uma taxa de R$ 29. É necessário também preencher a ficha eletrônica, o relatório socioeconômico e escolher o curso e a unidade de estudo desejados, que podem ser acessados na mesma plataforma. A prova do vestibulinho está prevista para 30 de novembro, às 13h30.
Requisitos para se inscrever
Os requisitos para se inscrever variam conforme o curso escolhido. Para o ensino médio, o ensino médio integrado ao técnico e o AMS, é necessário ter concluído ou estar cursando a 9ª série do ensino fundamental. Nos cursos técnicos, o candidato deve estar cursando a partir da segunda série ou já ter concluído o ensino médio. As especializações técnicas exigem a conclusão de um curso técnico vinculado, sendo que, no caso de Gestão de Projetos, é aceito tanto curso técnico quanto curso superior. Já para cursos como Técnico em Enfermagem, é obrigatório ter 18 anos completos até 31 de janeiro de 2026.
Cursos mais procurados
De acordo com Maycon Geres, vice-presidente do Centro Paula Souza (CPS), órgão que administra as Etecs, normalmente, a área de Tecnologia da Informação é uma das mais procuradas, especialmente o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Na última edição do Vestibulinho para o primeiro semestre, a procura por este curso chegou a quase 25 candidatos por vaga na unidade de Guarulhos. “Também estão entre os mais demandados os cursos inseridos no modelo de AMS, pois oferecem ao candidato a oportunidade de ingresso direto no ensino superior, além dos cursos modulares de Enfermagem, Administração, Canto e Teatro.
Qualidade e alta empregabilidade
Geres destaca o alto índice de empregabilidade dos alunos formados nas Etecs. A Pesquisa de Avaliação Institucional do CPS aponta que três em cada quatro estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. “Outro indicador de qualidade é o resultado no Enem. Das 50 melhores escolas públicas estaduais de SP na edição 2024 do exame, 35 são Etecs, evidenciando a importância dos cursos técnicos para uma inserção rápida no mercado de trabalho”, diz.
Mais informações
Em caso de dúvidas, o candidato deve acessar o “Fale Conosco” do site vestibulinho.etec.sp.gov.br ou ligar para a Central de Informações: (11) 3471-4071 (Capital e Grande SP) ou 0800 772 2829 (demais localidades).
Fotos: Roberto Sungi