O programa CULTSP Pro abriu 1.727 vagas gratuitas em 82 cursos espalhados pelo Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas e vão até 14 de setembro pelo site oficial do programa. O público-alvo são pessoas a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo, bem como artistas, profissionais e empreendedores do setor cultural e criativo, incluindo populações minorizadas e vulneráveis.
Formação gratuita em diferentes áreas
Os cursos abrangem setores diversos, como Audiovisual, Artes Cênicas, Música, Games, Moda sustentável, Fotografia e Gestão Cultural. Há também opções ligadas ao carnaval, roteiro para cinema e TV, produção de podcasts e até crochê e tricô. O objetivo do CULTSP Pro é oferecer qualificação acessível e conectada às demandas do mercado criativo.
Eles são organizados em seis níveis de aprendizagem para proporcionar o conhecimento e as habilidades necessárias para avançar na carreira. A carga horária é acontece em três faixas: 16 a 36 horas, 38 a 64 horas e 66 a 128 horas.
Presencial e regionalizado
As formações acontecem em diferentes regiões. Na capital, serão 20 cursos, enquanto outras cidades como Guarulhos, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Santos também recebem atividades. Essa descentralização amplia o acesso e fortalece a presença cultural no interior.
Impacto no setor cultural
Segundo a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Marilia Marton, “o CULTSP Pro cria um ambiente de formação contínua, conectando talentos e gerando impacto real no desenvolvimento econômico e humano do Estado”.
Oportunidade para novos profissionais
O CULTSP Pro é uma referência para quem busca capacitação gratuita e de qualidade. Desde 2024, o programa já ofertou mais de 260 cursos e ultrapassou 7,3 mil matrículas. Além da formação técnica, os cursos oferecem troca de experiências e inserção no mercado cultural. A expectativa é de chegar a mais de 5,1 mil alunos matriculados até o fim de 2025.