Uma ótima oportunidade para quem quer se capacitar gratuitamente na área de Tecnologia da Informação (TI). Uma parceria entre a Avanade, líder mundial em soluções Microsoft, e a DIO, uma das maiores plataformas de educação aberta em tecnologia, oferece 12 mil bolsas de estudo para pessoas a partir de 18 anos de idade.
O programa tem 84 horas de conteúdo e uma trilha educacional que oferece treinamentos teóricos e práticos em programação (C# e .NET), uso de bancos de dados, computação na nuvem e Inteligência Artificial (IA). Os treinamentos são no formato online e incluem mentorias ao vivo, projetos práticos, desafios de código e experiências colaborativas.
Abordagem humana e estratégia de formação
Apesar de a trilha estar desenhada para desenvolver habilidades técnicas, o diferencial está na abordagem humana e estratégica da formação. É o que diz Patty Valloni, líder de Cidadania Corporativa e Inclusão na Avanade Brasil. “Os participantes são incentivados a aprender em comunidade e construir portfólios que refletem não só conhecimento técnico, mas também iniciativa, colaboração e capacidade de adaptação. Além disso, o programa é voltado para pessoas diversas, reforçando o compromisso da Avanade com a formação de talentos que representem a pluralidade do mercado e tragam perspectivas diversas para a inovação”.
Expansão do mercado gera desafios
Iniciativas de formação no segmento ganham protagonismo, especialmente por conta da expansão do mercado de Tecnologia no Brasil. Em contrapartida, há o desafio de encontrar talentos preparados para acompanhar essa evolução. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor de TIC já representa 6,5% do PIB nacional e gerou mais de 2 milhões de empregos formais em 2024. Mas há um ponto de atenção: o déficit de profissionais qualificados já ultrapassa 420 mil.
Para Patty, esse descompasso não é apenas reflexo de uma formação insuficiente, mas da velocidade com que a tecnologia avança. “Acreditamos que formar talentos é tão estratégico quanto inovar e, por isso, investimos em jornadas de desenvolvimento que aceleram carreiras, conectando propósito, aprendizado e empregabilidade”, afirma.
Empregabilidade
Por falar em empregabilidade, ao começar o programa, os participantes podem realizar um teste de nivelamento, habilitando-se ao processo seletivo para vagas disponíveis na Avanade. Quem se destacar, portanto, pode sair dos treinamentos já contratados. Todos os demais participantes que concluírem o curso, por sua vez, têm a possibilidade de cadastrar seus currículos no banco de talentos da DIO, podendo participar de processos de seleção em outras empresas de tecnologia. Nos últimos cinco anos, 695 participantes da iniciativa foram, por exemplo, contratados como estagiários, sendo 466 mulheres.
Como se inscrever
Para inscrições e mais informações, os interessados podem acessar a página: https://www.dio.me/bootcamp/avanade-back-end-com-net-e-ia