Uma ótima oportunidade para jovens de 15 a 29 anos, que querem se qualificar ao mercado de trabalho, é se inscrever para um dos quatro cursos gratuitos oferecidos pela instituição Colmeia: Inteligência Artificial Generativa, Marketing Digital, Informática e Assistente Administrativo.
Inteligência Artificial Generativa (IAG)
Uma das novidades para esse segundo semestre é o curso de Inteligência Artificial Generativa (IAG), realizado em parceria com os Centros de Empoderamento Digital (CEDs) e a Recorde [B]³ Social. Trata-se de um curso online fundamental para potencializar o aumento da empregabilidade, impulsionar pequenos negócios e trazer benefícios para toda a comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo formulário de pré-cadastro
Marketing Digital
No curso de Marketing Digital, os alunos vão conhecer todos os conceitos básicos sobre o tema, aprender as estratégias para as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok etc.), criar conteúdos que engajam e vendem e utilizar ferramentas práticas para impulsionar marcas e negócios.
Informática
O conteúdo programático de Informática envolve o pacote Office (Word, Excel e PowerPoint), noções de internet e redes sociais, além de conceitos básicos de hardware e software.
Assistente Administrativo
Por fim, quem optar pela modalidade de Assistente Administrativo vai aprender sobre organização e gestão de documentos, noções de contabilidade e finanças básicas, atendimento ao cliente e comunicação empresarial, pacote Office aplicado à administração, rotinas administrativas e gestão de negócios.
Para Marketing Digital, Informática e Assistente Administrativo, as inscrições devem ser feitas pelo site www.colmeia.org.br.
Habilidades comportamentais
De acordo com a gerente de projetos da Colmeia, Tharcyanne Andrade, a importância dos aspectos comportamentais aliados às habilidades técnicas é fundamental na formação integral dos participantes. “Os módulos de desenvolvimento pessoal, gestão pessoal e profissional, comunicação e projeto de vida atuam no fortalecimento das competências socioemocionais, como autoconfiança, organização, responsabilidade e expressão verbal, enquanto o módulo de informática oferece o conhecimento técnico necessário para o mercado de trabalho”, diz.
Para ela, essa combinação prepara os jovens de forma mais completa, pois não basta dominar ferramentas tecnológicas sem saber se comunicar, trabalhar em equipe ou lidar com desafios pessoais e profissionais. “Ao fim dos cursos, é notável o crescimento desses jovens, que se tornam mais seguros, proativos e preparados para enfrentar processos seletivos e o ambiente profissional”, acrescenta.