Ótima notícia para estudantes que buscam uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. A segunda temporada de estágios já está a todo o vapor e reserva quase 50 mil vagas neste início de segundo semestre, de acordo com projeção de instituições que fazem a intermediação dessas oportunidades, como o Nube e o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE
Expansão no número de vagas
O Nube – Estagiários e Aprendizes anunciou a abertura de 32,2 mil vagas para o período que vai de julho a setembro, aumento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Serão 27,5 mil oportunidades para quem está no ensino superior e tecnólogo, além de 4,7 mil para alunos de ensino médio e técnico. “Esses números mostram que as empresas entendem as vantagens de contratar estagiários”, comenta o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci, que complementa. “A virada do semestre é sempre uma época agitada e propícia para quem deseja uma chance de aprender e mostrar seu potencial”.
O estágio é fundamental
Segundo Mencacci, o estágio desempenha um papel crucial na formação profissional dos estudantes, proporcionando uma ligação entre o saber teórico adquirido nas salas de aula e a prática vivida no cotidiano de uma corporação. Eles passam por experiências únicas, essenciais para aplicarem seus conhecimentos, desenvolverem novas competências e construírem networking.
Como participar?
Os interessados em uma oportunidade no Nube devem acessar o site nube.com.br, realizar seu cadastro e efetuar a inscrição nas oportunidades de acordo com seu perfil.
Mais oportunidades
Quem também tem muitas oportunidades nesta época é o CIEE, que projeta a abertura de cerca de 17,5 mil vagas de estágio em todo o País, sendo 9.482 somente no estado de São Paulo, das quais 3.534 na capital.
As vagas abrangem as mais variadas áreas de estudo, incluindo ensino médio, técnico e superior. Na graduação, o maior número de oportunidades se concentra em Direito, Pedagogia e Administração.
A superintendente nacional de Operações e Atendimento do CIEE, Mônica Vargas, reforça a importância do período: “As férias do meio do ano representam uma janela de oportunidades super-relevante aos que buscam se inserir no mercado de trabalho”, destaca.
Salários e benefícios
Dados do CIEE revelam que o valor de bolsa-auxílio é variável e atrelada a fatores como média regional e semestre da graduação. Já os benefícios podem incluir convênio médico, vale-refeição, seguro de vida, entre outros.
Para se candidatar às vagas do CIEE, é preciso se cadastrar no endereço ciee.online. A dica é se atentar a todos os campos de preenchimento das informações, como curso de formação, CEP, e-mail e número de contato.