Fotos: Edith Schmidt
“O jovem de agora preparado para o futuro do amanhã”. Com esse slogan, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) realiza o programa de aprendizagem Impulso Digital, que nasceu da necessidade de capacitar e desenvolver os jovens brasileiros para os atuais e futuros desafios do mercado de trabalho.
O propósito que os jovens aprendizes sejam munidos de habilidades digitais,, por meio de ferramentas e conhecimentos que potencializarão empregabilidade, progresso e melhores oportunidades em áreas relacionadas à tecnologia. “O Impulso Digital busca formar e entregar aprendizes mais conectados ao mundo digital”, reforça Rodrigo Dib, superintendente institucional e de inovação do CIEE.
Pilares do programa
O programa é uma parceria do CIEE com a Ada Tech, com apoio do Movimento Tech e Centro Paula Souza, sendo dividido em três pilares. O primeiro abrange uma plataforma, gratuita e aberta a todo o Brasil, com pílulas de conhecimento, em vídeo, que envolvem temas de português, matemática e lógica.
Uma segunda etapa é o Impulso Jovem, curso preparatório gratuito, com aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, além de nivelamento de conhecimento em áreas estratégicas como lógica, inglês e pensamento crítico.
Uma última fase é a da Aprendizagem. Nela, há a atualização do currículo com ferramentas modernas, incluindo habilidades digitais com aplicação prática em diversas áreas das empresas contratantes. “Os jovens passam a ter uma cenário mais abrangente e adquirem uma mentalidade mais interligada aos dias atuais. O desempenho deles no programa nos mostram um retorno positivo e sinaliza que estamos no caminho certo para corrigir as defasagens deste público em relação às tecnologias exigidas”, explica Dib.
Paralelamente à formação digital, o superintendente destaca que a estrutura do programa prevê também que os participantes entendam a importância de aspectos comportamentais, como trabalho em colaboração, proatividade, resiliência e flexibilidade, para se apresentar mais preparados ao mercado de trabalho.
Pré-requisitos para participar
Para participar do programa Impulso Digital, é necessário atender a alguns pré-requisitos, como ter vontade de se tornar jovem aprendiz, ter idade entre 16 e 22 anos (para pessoas com deficiência – PcDs, não há limite de idade) e possuir ensino médio em curso ou concluído.
Caso seja aprovado para a etapa Impulso Jovem, o candidato precisa residir na Região Metropolitana de São Paulo e ter disponibilidade para se locomover até o polo do CIEE, além estar com idade entre 18 e 22 anos e/ou ser PcD maior de idade, com o ensino médio completo.
Dib destaca a importância de que os jovens preencham todos os campos do cadastro, mantenham o foco e direcionem os seus esforços para o exercício da função de jovem aprendiz.
Os interessados em participar do programa devem se cadastrar inicialmente no site ciee.online.