A Prefeitura de São Paulo abriu inscrições para 1.900 novas vagas no programa Mães Guardiãs, parte do Programa Operação Trabalho (POT). As inscrições estarão disponíveis no Portal Cate nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. O foco do programa são mães de alunos e mulheres da comunidade escolar que se encontram desempregadas. Para participar, as candidatas precisam atender a critérios como ter entre 18 e 59 anos, estar desempregadas há pelo menos seis meses e não receber benefícios como seguro-desemprego.
Critérios e benefícios
As candidatas precisam ter entre 18 e 59 anos, residir na cidade de São Paulo e estar desempregadas há pelo menos seis meses. Além disso, não podem receber benefícios como seguro-desemprego e FGTS. Dessa forma, a seleção prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, exigindo renda familiar de até meio salário-mínimo para pessoas que moram sozinhas ou de até um salário-mínimo per capita para famílias maiores.
As participantes aprovadas irão trabalhar em unidades educacionais, como EMEIs e CEIs, em funções próximas às suas residências. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de segunda a sexta-feira. Por isso, elas receberão uma bolsa-auxílio de R$ 1.593,90 e contarão com capacitação on-line no Portal Cate e nos Centros POT.
Atuação e impacto na comunidade escolar
O programa Mães Guardiãs é essencial para a rotina da Rede Municipal de Ensino. Desde sua criação, em 2021, durante a pandemia, ele tem desempenhado um papel relevante no combate à evasão escolar, por meio da busca ativa de alunos. Além disso, as participantes atuam no apoio a atividades pedagógicas, como hortas escolares, promovendo sustentabilidade e bons hábitos alimentares.
Afinal, essas mulheres não apenas auxiliam nas atividades educacionais, mas também fortalecem os vínculos entre as escolas e as comunidades. Sendo assim, muitas aproveitam a experiência para se qualificar e retornar ao mercado de trabalho, especialmente na área de educação.
Saiba como se inscrever
As inscrições para o programa Mães Guardiãs podem ser feitas até 8 de fevereiro, exclusivamente pelo Portal Cate. Após o cadastro, as candidatas passarão por uma triagem e, caso atendam aos critérios exigidos, serão convocadas para apresentar documentação e assinar o termo de compromisso.
Essa iniciativa da Prefeitura de São Paulo, realizada em parceria com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, reforça o compromisso com políticas públicas que promovem inclusão social e qualidade na educação.