Concurso PM SP: edital publicado com 200 vagas para oficial

17 de junho de 2024

Escrito por: Redação O Amarelinho

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP) publicou um edital recentemente, oferecendo diversas chances para quem deseja ingressar nesta carreira. São 200 vagas para o cargo de oficial da PM, com a remuneração inicial de R$ 4.833,27. É preciso ter nível médio completo, idade entre 17 e 30 anos e altura mínima de 1,60 m (homens) ou 1,55 m (mulheres) 

As inscrições vão até o dia 11 de julho de 2024 e devem ser feitas no site da Fundação Vunesp, organizadora do certame. É preciso efetuar o pagamento da taxa de R$ 150,00 até o dia 12 de julho. O último concurso para PM oficial aconteceu em 2019, com oferta de 190 vagas para aluno-oficial. O concurso também aconteceu pela Fundação Vunesp.

Provas devem acontecer em agosto

A princípio, a prova objetiva está marcada para o dia 18 de agosto de 2024. Por isso, é importante ficar atento ao edital e possíveis retificações.

O concurso tem várias etapas. A primeira é a prova objetiva, que testa conhecimentos em língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e noções de administração pública. A segunda etapa é a prova dissertativa, na qual candidatos devem elaborar uma redação sobre um tema atual.

Os candidatos aprovados nas provas escritas passam para as etapas seguintes: exames de aptidão física, exames de saúde, avaliação psicológica, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, e, por fim, análise de documentos. Todas essas etapas são eliminatórias e classificatórias. Após a conclusão do concurso, a seleção será homologada e ficará válida por três meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. 

Dicas para se preparar para o concurso PM SP 2024

Para ter sucesso no concurso da PM/SP em 2024, é essencial foco e organização. Priorize os conteúdos específicos do edital, faça um planejamento de estudos detalhado e reserve tempo diariamente para revisar o que aprendeu. Portanto, utilize materiais de qualidade, como apostilas e videoaulas, e faça simulados para testar seus conhecimentos. 

Além disso, mantenha-se saudável, praticando exercícios físicos e tendo uma alimentação equilibrada para manter o corpo e a mente em plena forma. Persistência, disciplina e dedicação serão fundamentais para conquistar sua vaga como oficial na PM/SP.

O Amarelinho tem ótimas possibilidades para você

Continue acompanhando o Amarelinho para acessar conteúdos voltados sobre cursos profissionalizantes e concursos públicos. Além disso, temos dicas para enriquecer ainda mais o seu currículo e de como deixar o desemprego para trás. Continue nos acompanhando e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar