5 mulheres importantes para a luta feminina no mercado de trabalho

10 de maio de 2024

Escrito por: Redação O Amarelinho

Além de refletir sobre a necessidade de oferecer oportunidades igualitárias, também é possível conscientizar as trabalhadoras sobre a importância de lutar pelos seus direitos. Nesse sentido, destacamos algumas mulheres importantes para a inclusão feminina no mercado de trabalho, donas de histórias e personalidades marcantes.

Mulheres importantes e pioneiras no mercado de trabalho

Enedina Alves Marques

Pioneira, mulher, negra e engenheira, Enedina Alves Marques não pode ficar de fora dessa lista. Nascida no início do século XX no Paraná, ela superou todas as dificuldades e olhares desconfiados da época para se tornar a primeira mulher engenheira da história do Brasil. Dessa maneira, chegou a ter um cargo no governo brasileiro e papel importante na construção da Usina Capivari-Cachoeira. Após anos de contribuição para a causa feminina no mundo empresarial, hoje ela possui uma instituição com seu nome.

Bertha Lutz

Quando falamos de mulheres importantes para o mercado de trabalho, é claro que precisamos nos lembrar de Bertha Lutz. Nascida em 1894, a bióloga paulista foi responsável por diversos estudos sobre a fauna e flora brasileira que ajudaram, com o conhecimento científico, a descobrir formas de combater doenças. Por conta da sua carreira impressionante, hoje ela dá nome ao Diploma Bertha Lutz, prêmio para quem contribui com os avanços dos direitos das mulheres.

Graziella Ferreira

Apaixonada por aviação e com muita vontade de colocar seus conhecimentos em prática, Graziella Ferreira é, sem dúvida, uma profissional relevante para a luta feminina. Contratada muito jovem pela TAM, atual LATAM, ela foi a primeira colaboradora a atuar como mecânica de estrutura de aeronaves. Mais tarde, Graziella se tornou a chefe do Departamento de Manutenção e mostrou a razão pela qual ela está nessa lista de mulheres importantes.

Zilda Arns

Nascida em Santa Catarina, Zilda Arns é uma das mulheres que são referência para a questão de saúde pública no Brasil. Mesmo atuando em um tempo no qual as mulheres não eram tão valorizadas no mercado de trabalho, a catarinense superou as adversidades e seguiu carreira como médica pediatra e sanitarista. Ao fim de sua jornada profissional, ela conquistou diversas indicações para Prêmio Nobel da Paz e várias outras premiações.

Margaret Heafield Hamilton

Responsável por avanços muito relevantes para a tecnologia como conhecemos atualmente, Margaret Heafield Hamilton possui um papel considerável na luta feminina. Cientista da computação, ela participou do desenvolvimento de softwares que auxiliaram para que viagens tripuladas chegassem à Lua.

Se inspirou após conhecer mulheres importantes?

Então, aproveite esse momento e confira todas as oportunidades disponíveis no site do Amarelinho. São muitas opções incríveis esperando por você! Cadastre seu currículo e aproveite essa chance!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar