A Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, voltada para cursos da área da saúde, está com inscrições abertas, até 7 de junho, para processo seletivo que reserva 420 vagas distribuídas nos cursos técnicos de Farmácia, Análises Clínicas, Saúde Bucal, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos.
Para inscrever-se, é necessário que o(a) candidato(a) esteja cursando o último ano ou tenha concluído o ensino médio. Por se tratar da área da saúde, é preciso ainda que tenha 18 anos completos até a data de 31 de dezembro de 2022.
As inscrições devem ser feitas pelo site mediante pagamento de taxa de participação de R$ 22,00. No mesmo portal, constam os períodos de aula e o número de vagas para cada área de formação.
Processo seletivo
O processo seletivo contem uma redação de modo on-line, com o tema “Crise Mundial e Econômica”. Ela deverá ter entre 20 e 30 linhas, vai valer 50 pontos, com peso 2. O resultado parcial da redação deve ser divulgado em 2 de julho.
Em uma segunda etapa, será avaliada ainda a pontuação de escolaridade, uma vez que estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas têm um adicional de 15 pontos e, caso tenham concluído este nível em instituições públicas da Cidade Tiradentes, ganham mais 15.
Dessa forma, o resultado final com a lista de classificados deve acontecer em 6 de julho, com início das aulas previsto para o dia 28 do mesmo mês.
Alta empregabilidade e formação para a área da saúde pública
De acordo com Valdirene Tizzano da Silva, supervisora-geral da Escola de Saúde Pública Professor Makiguti, os cursos buscam áreas de alta empregabilidade. Prova disso é que eles abrangem três módulos e, já ao final do segundo, os alunos têm acesso à oportunidades de trabalho. “Na Makiguti, concedemos dois certificados, o de auxiliar ao final do segundo módulo de aulas, e o de técnico, ao término dos cursos, que têm 1.200 horas de formação e duração de três semestres ”, diz.
A supervisora-geral destaca ainda que os alunos da escola terão ênfase para atuar na área da saúde pública. Além do aprendizado técnico, disciplinas como Psicologia e Bioética contribuem para uma formação mais humanizada.
Nesse sentido, Valdirene faz um adendo ao de Cuidados com Idosos, para desmistificar a ideia de que este profissional irá trabalhar somente com acamados. “Trata-se de uma área de atuação muito mais ampla e valorizada, por conta do aumento da expectativa de vida dos brasileiros”, afirma.
Os alunos têm a possibilidade de demonstrar o seu aprendizado em eventos voltados à própria comunidade. No próximo dia 14 de maio, por exemplo, a escola, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes, abre suas portas para o programa Saúde em Família. “É uma espécie de retorno dado aos moradores do bairro em que estamos inseridos”, encerra Valdirene.