A inclusão social é essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Em São Paulo, o programa Transcidadania está oferecendo apoio educacional para pessoas trans, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para essa comunidade, muitas vezes marginalizada.
Detalhes do programa
O Transcidadania é norteado por três principais eixos de atuação: autonomia, cidadania e oportunidades. Esses eixos garantem que as pessoas trans tenham não apenas acesso à educação, mas também ao desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-as para uma vida mais digna e inclusiva.
Utilizando a educação como principal ferramenta, os beneficiários têm a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio, ganham qualificação profissional e desenvolvem a prática da cidadania. Sendo assim, recebem um auxílio mensal de R$ 1.482,00 (um salário-mínimo) para ajudar nos custos educacionais e de manutenção durante o período de estudos. A matrícula em escola é condição para receber a bolsa. Além disso, os participantes contam com acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico durante os dois anos de permanência no programa.
A importância do estudo na busca por um emprego
Estudar é fundamental para alcançar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, a educação abre portas, oferece novas perspectivas e aumenta as chances de conseguir um emprego digno e bem-remunerado. Para pessoas trans, que frequentemente enfrentam discriminação e preconceito, o acesso à educação de qualidade pode ser transformador. É nesse contexto que esse programa se destaca, oferecendo cursos e capacitações que visam à inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
Como participar
Para participar do programa, os interessados devem se matricular nos cursos para jovens e adultos nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, preferencialmente indicadas pela Coordenação de Políticas LGBTI, que procura sempre encaminhar para escolas que tenham um ambiente mais amigável para o público trans. No segundo semestre, o programa oferece 35 novas vagas em cada um dos centros. A carga horária semanal é de 30 horas.
Para saber mais informações sobre o Programa Transcidadania e como fazer sua inscrição, entre em contato com um dos Centros de Cidadania LGBTI ou Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD).
Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (zona oeste)
Avenida Ricardo Medina Filho, 603 – Lapa
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone (11) 3832-7507
Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (zona leste)
Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone (11) 2032-3737
Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (zona norte)
Rua Baroré, 43 (Praça Centenário) – Casa Verde
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone (11) 3951-1090
Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (zona sul)
Rua Conde de Itu, 673 – Santo Amaro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone (11) 5523-0413 ou 5523-2772
Centro de Referência e Defesa da Diversidade (Centro)
Rua Major Sertório, 292 – República
Segunda a sexta-feira das 11h às 20h
Telefone: (11) 3151-5786