A Plataforma PROA abriu inscrições, até 31 de julho, para o segundo processo seletivo de curso gratuito. São 15 mil vagas para estudantes que estão terminando ou concluíram o ensino médio em escolas públicas, com idades entre 17 e 22 anos.
Para participar, basta se inscrever no site do PROA, responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Se aprovado, o candidato deve preencher os dados pessoais e realizar a matrícula.
Sobre o curso
O curso começa em 2 de setembro. São 100 horas de carga horária em quatro módulos: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação, que preparam os alunos para definir metas profissionais e se destacarem nas entrevistas de emprego.
Após concluir os quatro primeiros módulos, os jovens podem optar por uma trilha técnica específica. São oito carreiras patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo BMG).
Wesley Linares, gerente de operações do Instituto PROA, afirma que essas trilhas são ideais para quem quer potencializar o currículo. Além, é claro, de se especializar em áreas de acordo com a demanda do mercado.
Mesmo sem optar pela trilha específica, os participantes recebem certificado de conclusão e podem participar dos processos de empregabilidade. Cerca de 85% conseguem emprego após o curso, que os qualifica para o mercado corporativo.
Para alcançar o sucesso e se inserir no mercado de trabalho, Linhares destaca que os jovens precisam demonstrar vontade e transmitir confiança. “No PROA, incentivamos a dar o próximo passo e acreditar que podem se destacar nas organizações”, diz.
Segundo ele, essa atitude compensa a falta de experiência profissional. “O candidato pode substituir a falta de experiência profissional por relatos de vida, participação em iniciativas sociais, voluntariado, desenvolvimento de projetos, entre outras ações que chamam a atenção dos recrutadores”, encerra.