O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 é uma oportunidade imperdível para quem quer receber a certificação do ensino fundamental e médio. Por meio dele, diversos profissionais que não concluíram essas escolaridades na idade apropriada podem conseguir os diplomas, a depender do desempenho. retomar os estudos. Confira a seguir.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Encceja 2024 tem o objetivo de “construir referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos…”. Ele ainda faz parte da implantação de procedimentos e políticas que visam melhorar a qualidade da educação no país.
Para participar do Encceja 2024 para ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos. Já o exame do ensino médio exige 18 anos concluídos até a data da prova.
As provas do Encceja 2024 serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Quanto aos municípios de aplicação, é preciso acompanhar o sistema de inscrição e o portal do Inep para a verificação.
Qual o conteúdo que será abordado no Encceja 2024?
Ensino Fundamental
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- História e Geografia.
Ensino Médio
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Os materiais de estudo disponibilizados pelo Inep podem ser consultados aqui.
Como se inscrever no Encceja 2024?
A inscrição no Encceja 2024 exige, antes de tudo, atenção ao prazo final que vai até o dia 10 de maio de 2024. Mas não é preciso se preocupar, afinal a matrícula é um processo extremamente simples. Basta acessar o site oficial do programa e selecionar a opção “Inscrição 2024”.
Também é importante lembrar que a participação no Encceja é voluntária e gratuita. Porém, em algumas situações, o participante precisa ressarcir o valor de R$ 40,00 ao Inep para confirmação no Encceja 2024. Sobretudo caso ele não tenha justificado a falta no Encceja 2023 ou teve a justificativa reprovada.
É hora de encontrar a vaga certa para você!
Já visitou o site do Amarelinho? Ele é repleto de oportunidades para os mais diversos perfis! São várias vagas para profissionais iniciantes ou experientes. Então se você busca uma nova chance de se recolocar no mercado, esse é o momento. Acesse e fique por dentro das novidades disponíveis na sua área de atuação.