A capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores é um dos grandes trunfos de empresas que apostam em ambientes de trabalho positivos. Afinal de contas, essa é uma excelente forma de melhorar o desempenho, entregar resultados de valor e subir na carreira profissional. Mas você sabe como funciona esse processo? Então confira tudo sobre programas internos e aplique na sua rotina.
O que são programas internos?
Com o objetivo de oferecer ferramentas para os integrantes da equipe, os programas internos podem ser apresentados de diversas maneiras. Seja por meio de palestras, dinâmicas ou até mesmo treinamentos, a intenção é apresentar novas soluções e meios para que o trabalho ocorra em sua plenitude.
Vantagens de programas internos
A busca por novos conhecimentos é um caminho natural para os profissionais que desejam alcançar voos maiores ao longo da carreira. No entanto, os programas internos oferecem situações únicas e boas para todas as partes. Entre elas está a possibilidade de empresas moldarem colaboradores para que preencham necessidades e lacunas pontuais.
Cuidados com programas internos
Apesar de uma grande oportunidade de capacitação, os programas internos devem ser tratados com cautela e precisam ser aplicados da forma correta. Caso contrário, a inserção dessa ferramenta se torna uma distração e tira o foco daquilo que realmente importa. Portanto, se você foi chamado para participar de um programa interno ou está em posição de aplicar um para sua equipe de trabalho, deve evitar erros comuns.
Temas genéricos
É claro que profissionais que dominam muitas áreas diferentes possuem mais valor e agregam positivamente para o ambiente corporativo. No entanto, o assunto a ser debatido do programa interno deve ser escolhido com assertividade e estar relacionado com o dia a dia dos colaboradores. Assim, eles terão facilidade na hora de aplicar aquilo que foi aprendido ao longo da rotina e melhorar o desempenho.
Linguagem inadequada
Apresentados na maioria das vezes pelos recursos humanos, os programas internos devem ser tratados de maneira formal e com seriedade. Para isso, é fundamental utilizar discursos focados no serviço e deixar as brincadeiras para outros momentos e ocasiões.
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