Os jovens estão mudando e impactando o mercado de trabalho. A Geração Z, composta por pessoas nascidas na segunda metade da década de 1990 até o início de 2010, encabeça o movimento job hopping, que em português significa salto de emprego, ou seja, que não ficam no mesmo ambiente de trabalho por tanto tempo.
De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e da Previdência de 2020, os jovens são o grupo que mais muda de emprego em menor período de tempo. A pesquisa indicou ainda que 24,4% dos jovens, de 18 a 24 anos, ficam no máximo até três meses no mesmo trabalho.
Mais informações sobre job hopping
O termo job hopping surgiu no exterior e se tornou uma tendência mundial, isto é, em todos os países, os jovens estão mudando de emprego em pouco tempo.
São muitos motivos, mas a escolha principal pelo desligamento geralmente está voltada à qualidade de vida, ou seja, os profissionais procuram empresas que estão alinhadas com os seus ideais e sejam flexíveis, dando liberdade para que realizem as tarefas em qualquer lugar e em diferentes horários.
Segundo pesquisa realizada pela PwC, intitulada “Trabalho Pós-Pandemia”, 71% dos trabalhadores entrevistados esperam que as organizações adotem medidas de informalização no ambiente corporativo.
Causas que motivam as mudanças de emprego
- Desejo de aumentar os conhecimentos;
- Busca por uma remuneração mais alta;
- Necessidade de novos desafios;
- Visão de decisões em curto prazo;
- Compromisso com os próprios objetivos do que com organizações;
- Hiperconectividade;
- Foco na saúde mental.
O novo significado de trabalho
Por mais que o job hopping seja uma tendência entre a Geração Z, novas mudanças no mercado de trabalho podem acontecer em decorrência desse comportamento juvenil e afetar todos os trabalhadores, independentemente da faixa etária.
Portanto, as empresas precisam se adaptar e garantir qualidade de vida aos colaboradores de todas as idades e aplicar mudanças, possibilitando que os profissionais permaneçam mais tempo na empresa.
Não perca nenhuma atualização no mercado de trabalho
Nesse sentido, acompanhe o nosso blog e redes sociais para acompanhar as novas oportunidades. Além disso, cadastre o seu currículo no Amarelinho e encontre o seu tão sonhado “sim” para a vaga desejada.