O racismo é um problema em nossa sociedade. Portanto, ser um profissional antirracista é essencial para combater o racismo e construir um mundo mais justo e igualitário também no mercado de trabalho.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do estado de São Paulo, no 1º semestre de 2022 houve 265 casos de discriminação racial em seus canais de denúncia.
Além disso, segundo o estudo “Jovens Negros e o Mercado de Trabalho”, produzido pelo Núcleo de Pesquisa Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pelo Instituto de Referência Negra Peregum, a população negra conta com retornos baixos ao entrar no mercado de trabalho, isto é, apenas 6,3% dos cargos gerenciais são ocupados por negros.
Por onde começar?
Para tornar-se um profissional antirracista, o primeiro passo é compreender o que é racismo. Assim, as ideias do indivíduo são alteradas e, consequentemente, aplicadas no dia a dia.
Nesse sentido, ler livros, ouvir programas e assistir filmes, séries ou filmes sobre a temática racial é uma das formas mais simples de entender a profundidade do racismo. Desse modo, é possível identificar atitudes e situações racistas.
Como ser um profissional antirracista
Reconheça os privilégios
Para defender a desigualdade, o profissional precisa compreender os seus próprios privilégios, ou seja, uma pessoa branca tem facilidade para conseguir emprego e possui abertura em diversos setores.
Analise as suas ações
Verifique seus comportamentos, isto é, se o seu pensamento faz sentido ao lutar pelo racismo. Aproveite para chamar atenção de amigos e colegas quando contarem alguma “piada” racial. Dessa maneira, o profissional antirracista reeduca outros.
Apoie profissionais negros
Existem ótimos profissionais negros que estão desempregados. Portanto, para o mundo ser igualitário, esses profissionais precisam ocupar cargos no mercado de trabalho. Dessa maneira, o profissional antirracista deve indicar trabalhadores negros.
Lute diariamente contra o racismo
Faça como o Amarelinho: defenda pautas importantes, como o fim do racismo e oportunidades igualitárias para todos os profissionais. Nesse sentido, acompanhe os artigos publicados em nosso blog para fazer as mudanças necessárias.