A capacidade de estabelecer uma boa comunicação é fundamental para o sucesso profissional. Confira essa e
outras dicas para quem quer decolar na carreira neste ano.
Começo de ano é o momento certo para que os trabalhadores coloquem, na ponta do lápis, quais seus objetivos profissionais, que podem incluir a conquista de uma vaga em uma desejada área de atuação, uma mudança de carreira ou o abertura de seu próprio negócio, entre novas possibilidades que surgem com o espírito renovado por mais um ano que se inicia.
Porém, para alcançar esses objetivos, nem sempre basta um currículo recheado de experiências, cursos de capacitação e disposição para trabalhar, de acordo com o sócio-fundador da Vox2You, Luis Fernando Câmara. “Há pessoas extremamente competentes que, por não conseguirem se expressar e se comportar de forma adequada, não dão o impulso necessário à carreira.
Neste sentido, a boa comunicação é fundamental para quem pretende decolar na carreira em 2020, a começar pelo tom de voz. “Seja disputando uma vaga de emprego ou já no ambiente de trabalho, é importante não falar alto demais, saber ser convincente sem parecer arrogante e, principalmente, ouvir com atenção”, diz o especialista.
O vocabulário também deve ser levado em conta. Na hora de se expressar, é importante evitar a repetição de palavras e vícios de linguagem, como o conhecido “né”, ao final de cada frase. Gírias também não são adequadas no ambiente empresarial, a não ser que o profissional trabalhe em uma empresa “descolada”.
Quando for defender uma ideia ou o desenvolvimento de um projeto ou atividade, é necessário falar com clareza, convicção e entusiasmo. “Isso conta pontos e ajuda a criar uma imagem positiva do profissional”, acrescenta Câmara.
Em uma entrevista de emprego, por exemplo, o especialista destaca a necessidade de fugir de roteiros prontos. Muitas vezes, diz ele, os candidatos ficam preocupados em decorar respostas para possíveis perguntas, o que é percebido pelo recrutador. “Conte histórias e passagens em que alcançou sucesso, de maneira natural. Isso gera credibilidade”, diz.
Comportamento
Aliado à boa comunicação, alguns comportamentos influenciarão no desenvolvimento da carreira. É preciso não apenas traçar objetivos, mas correr atrás deles, por meio da execução das tarefas estabelecidas. Neste caminho, certamente surgirão alguns problemas e é preciso pensar em todas as alternativas para solucioná-los, enumerando vantagens e desvantagens de uma tomada de decisão.
E, por fim, mesmo que a decisão tenha sido correta, nunca se dê por satisfeito, buscando conhecimento, trocando experiências, se aperfeiçoando. “Para se destacar na carreira, é preciso se reinventar a cada momento, sair da zona de conforto e nunca se acomodar”, finaliza Câmara.