Para Helda Elaine, a arte do relacionamento pode ser aprendida.
A habilidade de se relacionar bem está se tornando rara, mas é muito requisitada pelas empresas. Na era digital, as pessoas têm se comunicado principalmente por mensagens enviadas via aplicativos, rede sociais e e-mails. Por conta disso, a comunicadora, escritora e palestrante Helda Elaine dedicou um capítulo inteiro de seu livro “O Ser Humano 10D” ao tema.
Para Helda, muitos profissionais demoram a perceber que não têm habilidade de relacionamento interpessoal e acabam se colocando em situações difíceis e até de desemprego. “As pessoas que não sabem ou não gostam de se comunicar usam basicamente duas justificativas quando estão desempregadas: ‘a culpa é da crise’ e ‘todo patrão é difícil’. Poucas se dão conta e admitem que o real motivo de seus problemas não está na crise nem no chefe, mas na dificuldade de se relacionar”, explica.
Segundo a escritora, é uma habilidade que pode ser treinada. A pessoa que sabe se relacionar, diferentemente do que se possa imaginar, não é só aquela que fala e ouve bem ou utiliza respeito, cortesia e eficiência quando está tratando de negócios com os clientes. Esses elementos fazem parte de um pacote básico e obrigatório de convivência.
Relacionar-se é importante para ganhar a confiança das pessoas, para trabalhar em equipe e também atingir os objetivos de vida. Para melhorar a habilidade de conviver com outros indivíduos, é preciso querer aprender e aceitar ajuda. O colaborador que busca se relacionar bem, gosta do que faz e se compromete com a resolução de problema tem ideias aprovadas e quer alcançar metas audaciosas.