Você encontrou a vaga ideal, decidiu se candidatar, mas percebeu que ela exige referências pessoais? Não há motivo para pânico. No mercado de trabalho, realmente o mais comum é que empresas solicitem referências profissionais, pois, dessa forma, conseguem avaliar o candidato de maneira ainda mais assertiva. Afinal, um bom currículo chama a atenção, mas o comportamento no dia a dia profissional é tão importante quanto.
Porém, em determinados casos, o contratante pode demandar também referências pessoais. Assim sendo, vamos explicar esse assunto para você. E garantimos que não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira.
O que são referências pessoais?
Elas nada mais são do que uma breve avaliação do seu perfil como pessoa. Podem ser fornecidas por alguém que o conhece fora do trabalho, como um professor, orientadores, vizinhos, amigos e familiares. Portanto, em vez de observar suas habilidades e competências no local de trabalho, o foco da referência pessoal deve ser a sua personalidade e caráter, além de comportamento e ética.
Na prática, se o recrutador curtir o seu currículo, e, consequentemente, seu desempenho na entrevista, ele pode entrar em contato com suas referências pessoais. Desse modo, o principal motivo para isso é ter uma base que pode ajudar na contratação. Logo, tais referências podem compartilhar histórias que ajudam a entender melhor os seus traços de caráter e personalidade.
Sempre solicite permissão antes
Se você mencionar referências pessoais em seu currículo, informe a pessoa, a fim de que ela não fique surpresa quando uma empresa ligar e perguntar sobre você.
A propósito, é comum que uma empresa primeiro solicite permissão para entrar em contato com suas referências pessoais. De todo modo, certifique-se de que o seu contato vai reforçar tudo o que você já demonstrou para o recrutador. Se a vaga é para vendedor, sua referência deve contar o quanto você é comunicativo e extrovertido, por exemplo.
Como colocar as referências pessoais no currículo?
Listar referências pessoais em seu currículo é um processo mais fácil do que listar referências de trabalho. Nesse sentido, você só precisa se certificar de incluir:
- Nome e sobrenome
- Ocupação
- Telefone
Em busca de um emprego? Vem pro Amarelinho!
Se você está cansado de procurar emprego em vários portais, está na hora de conhecer o Amarelinho. Cadastrando o seu currículo, você tem acesso a diversas vagas toda semana. É simples, rápido e muito prático! Portanto, aproveite e confira os cursos gratuitos que divulgamos aqui no blog e também no nosso Facebook e Instagram. Desse modo, aumente suas chances de conquistar um emprego! Estamos na torcida por você.