Para quem gosta do ambiente da cozinha, de aprender novas receitas e técnicas de culinária, a profissão de auxiliar de cozinha tem amplas áreas de atuação e oportunidades. Além da facilidade de manuseio de alimentos, o cargo, no entanto, exige outras habilidades. Você sabe quais habilidades precisa ter para ser um auxiliar de cozinha?
O que faz um auxiliar de cozinha?
O auxiliar de cozinha tem um papel fundamental em cozinhas industriais ou estabelecimentos que lidam com o preparo de alimentos, ou seja, é este profissional quem dará suporte ao chefe de cozinha ou aos cozinheiros por meio de várias funções atribuídas a ele.
Estas atribuições envolvem tanto o manejo de alimentos quanto a higienização e organização dos espaços, para que eles sejam preparados. O auxiliar de cozinha é responsável ainda pelas etapas iniciais da elaboração dos pratos. Assim, ele assegura que o local de trabalho, maquinários e utensílios estejam limpos e prontos para o uso.
O auxiliar também auxilia os cozinheiros com tarefas de manipulação dos ingredientes, como separar, lavar, cortar, ralar e até mesmo preparar os temperos e dar início ao cozimento de alguns alimentos. Ficar encarregado de observar as datas de vencimento das comidas, assim como os estados de conservação e a disponibilidade no estoque, são outras funções da rotina do auxiliar.
Como ser um auxiliar de cozinha?
Apenas gostar de cozinhar não basta para ser um auxiliar de cozinha. A profissão não exige ensino superior, sendo o ensino médio suficiente para ingressar na profissão – em alguns casos, até mesmo o fundamental. No entanto, é preciso comprovar experiência na área.
Os cursos profissionalizantes, além de preparar para o mercado, são um grande diferencial para quem pretende seguir esta carreira. Como resultado, as capacitações podem ocorrer por meio de cursos livres, técnicos e tecnológicos, de nível superior, e são fundamentais para adquirir experiência, pois mostra um diferencial para quem contrata esses profissionais.
Outras competências que um auxiliar de cozinha precisa ter são:
- Organização;
- Agilidade;
- Senso de higiene;
- Capacidade para trabalhar em equipe;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Habilidade com instrumentos de cozinha (faca, fogão etc.)
Fique ligado no Amarelinho
Um dos maiores atrativos desta profissão é a alta demanda no mercado de trabalho. Com o intuito de te ajudar a não perder oportunidades, fique sempre de olho no site do Amarelinho, no qual postamos vagas, e em nossas redes sociais.