Você sabe o que é síndrome do impostor?

23 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Você com certeza já ouviu falar no termo “síndrome do impostor”. Essa é uma condição ganhou destaque nos últimos anos, principalmente quando o assunto é mercado de trabalho e a constante pressão para ser uma pessoa bem-sucedida. Dito de forma simples, é um fenômeno psicológico na qual a pessoa nunca se sente bem preparada e capaz de fazer algo devido ao medo constante de ser descoberta como uma fraude.  

 

Pense nas seguintes situações: Ao iniciar um novo trabalho, você se perguntou se era bom o suficiente? Ficou paralisado diante de uma nova tarefa? Já duvidou de si mesmo e sente que não merece sucesso profissional? A maioria das pessoas provavelmente responderá que sim. Afinal, todo mundo tem os seus momentos de insegurança. No entanto, a pessoa que sofre com a síndrome do impostor, tem a constante sensação de não ter as capacidades ou habilidades necessárias, somada ao medo de, a qualquer momento, a sua incompetência será descoberta. 

 

Como a síndrome do impostor pode afetar uma entrevista de emprego?

 

As entrevistas de emprego podem fazer com que até a mais confiante das pessoas se sinta vulnerável. Não importa o quão bem você tenha se preparado, não há como saber com certeza quais perguntas serão abordadas e a melhor maneira de respondê-las. Por isso, a tendência para a síndrome do impostor parece ser mais forte ao procurar emprego. É uma situação carregada de ansiedade e estresse. Quem sofre com a síndrome do impostor geralmente tem o desejo de evitar situações em que se sintam vulneráveis. Na cabeça delas, uma entrevista de emprego é uma dessas situações, onde a fraqueza será exposta ao ser comparado com outros candidatos. 

 

O que fazer?

Para evitar ou superar a síndrome do impostor, é necessário, antes de tudo, não cair na armadilha de se comparar com os outros. Seja gentil com você mesmo, trabalhe em sua confiança e autoestima e nunca pare de tentar melhorar os seus conhecimentos. 

 

Identificou algumas características ou conhece alguém que está passando por essa fase? Caso as nossas dicas não sejam suficientes, procure ajuda profissional. E quando finalmente se sentir preparado, não se esqueça de voltar aqui e conferir as vagas disponíveis. 

 

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar