Taxa de desemprego das mulheres cai na Grande São Paulo

11 de março de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

A queda é resultado do aumento do nível de ocupação, mas, por outro lado, da saída das mulheres do mercado de trabalho.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de São Paulo apontou também que o rendimento médio das mulheres se retraiu, passando a equivaler 86% da remuneração dos homens. Isto apesar da participação feminina nas chefias das famílias ter crescido, atingindo 33,1%. O levantamento foi divulgado no início de março pela Fundação Seade, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No ano passado, mais mulheres que homens saíram do mercado de trabalho, principalmente na faixa de 25 a 59 anos. Parte da explicação para este fato está na espera por uma melhora mais consistente da economia para a procura por uma vaga de emprego. O adiamento da entrada das jovens de 16 a 24 anos também vem sendo considerado como um dos principais fatores de desaceleração do ritmo de participação feminina no trabalho.

O pequeno aumento no nível ocupacional das mulheres entre 2017 e 2018 se deveu ao comportamento positivo na Indústria, no Comércio e, com menor intensidade, nos Serviços, onde a elevação dos trabalhos domésticos compensou o recuo em outros segmentos do setor. Além de empregadas domésticas (diaristas e mensalistas), também houve crescimento entre as trabalhadoras autônomas e as assalariadas com carteira assinada. De acordo com as características pessoais, destacam-se o aumento das mulheres ocupadas de 25 a 39 anos, com ensino médio e superior completo.

O arranjo familiar é um item importante a ser considerado nas análises do mercado de trabalho, pois são as mulheres que se dedicam mais aos cuidados da casa, dos filhos e parentes, conciliando-os com o trabalho remunerado. Isso explica, em grande parte, jornadas menores ou a proporção relativamente baixa no emprego formal.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar