Concurso do IBGE é cancelado

Claudinei Nascimento

, Antigo Concursos

Processo seletivo que iria preencher 208.695 vagas temporárias deve ocorrer somente no próximo ano. Valores de inscrições serão reembolsados.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu cancelar o processo seletivo que reservava 208.695 vagas temporárias para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que exigiam ensino médio, e recenseador, para candidatos com nível fundamental.

A medida, segundo a assessoria de imprensa do órgão, visa atender as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência causado pelo coronavírus, que sugere isolamento das pessoas, o que impediria a coleta e organização de dados por parte desses profissionais. 

Outra justificativa é que os recursos disponibilizados para a realização do concurso serão remanejados para ações de enfrentamento ao coronavírus

A previsão agora é que o concurso seja realizado no próximo ano, uma vez que o próximo Censo Demográfico passa a ter como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro do mesmo ano. 

 

Reembolso das taxas

 

O IBGE e a organizador do concurso, o Cebraspe, trabalham em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições. O Cebraspe vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais dos pagantes, para efetivar o reembolso que estará disponível na forma de ordem de pagamento nas agências do Banco do Brasil. A data prevista para o ressarcimento é 18 de maio.  


Publicidade

Publicidade

Publicidade