O programa Todas em Tech está com inscrições abertas para processo seletivo. A oportunidade é voltada para mulheres que desejam ampliar os seus conhecimentos na área de programação. As interessadas devem se inscrever no site do programa até o dia 16 de julho e enviar um vídeo de até um minuto de duração.
Segundo a organização, o objetivo é dar a oportunidade de um futuro melhor para mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da tecnologia. Sendo assim, a seleção vai priorizar mulheres negras e/ou trans e travestis (55% das vagas serão destinadas para mulheres negras e, no mínimo 5%, para mulheres trans e travestis).
O Todas em Tech foi desenvolvido pela {reprograma}, startup social paulistana, em parceria com diversas instituições privadas. São diversos cursos oferecidos todos os anos para mulheres que enxergam no cursos uma chance de mudar de vida.
De fato, o número de vagas no setor da tecnologia só vem crescendo e, com isso, a demanda por profissionais qualificados também está alta.“O aumento da procura de profissionais especializados em programação, por exemplo, é muito significativo, principalmente para as iniciativas, como a {reprograma}, que formam pessoas qualificadas para a carreira na área de T.I”, comenta a economista peruana e CEO da {reprograma} Mariel Reyes Milk.
Etapas do Todas em Tech
Ao todo, serão selecionadas 480 mulheres na fase inicial, que consiste em participar de oficinas especiais com duração de um dia, durante a segunda quinzena de julho. Dessas, 80 serão selecionadas para um curso regular, online e gratuito com duração de 18 semanas.
O objetivo é apresentar as selecionadas ao universo de programação e desenvolvimento. Nas oficinas de front-end, elas terão uma introdução a HTML e CSS. Já nas oficinas de back-end, uma introdução sobre a lógica de programação e JavaScript.
Na segunda fase do Todas em Tech, 40 alunas serão encaminhadas para a turma de back-end, e 40 para a turma de front-end. Como resultado do aprendizado, elas deverão produzir uma página pessoal, que será enviada à recrutadores ou clientes, estimulando assim a entrada no mercado de tecnologia.
Até o término do Todas em Tech, a expectativa da {reprograma} em relação à empregabilidade é de superar os 75% de taxa de contratação em até seis meses após formadas em todas as turmas que irão lançar até dezembro de 2022.