Um dos concursos mais esperados do ano já teve seu edital publicado. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo) anunciou a abertura de 500 vagas para fortalecer o efetivo da corporação.
Do total de oportunidades em disputa, 375 são destinadas à ampla concorrência. Outras 100 vagas são direcionadas a negros e 25 a pessoas com deficiência, atendendo às respectivas leis de cota.
Quem pode participar
Podem participar do processo seletivo os candidatos que tenham o ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, CNH a partir da categoria B e altura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens).
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas de 29 de janeiro a 3 de março, pelo site da Vunesp. A taxa de participação custa R$ 98,00, mas é possível pedir a isenção, caso o candidato possua renda familiar “por pessoa” igual ou inferior ao menor piso salarial vigente no Estado de São Paulo. A solicitação deve ser feita no período das 10 horas de 29 de janeiro a 30 de janeiro, conforme Anexo II – Declaração de Comprovação de Renda Familiar, do edital.
Sobre as avaliações
A prova objetiva do concurso da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo deve ocorrer em 26 de abril. Ela contará com uma redação e 60 questões de múltipla escolha, abordando conteúdo de língua portuguesa (15); matemática e raciocínio lógico (10); realidades municipais (10); informática (5) e conhecimentos específicos (20).
Os classificados nesta etapa ainda participarão de testes de aptidão física (22, 23, 29 e 30 de agosto) e avaliação psicológica (17, 18 e 31 de outubro, e 1 de novembro), cujos horários ainda serão definidos.
Os aprovados em todas as fases receberão salário de R$ 4.127,52, para uma jornada de 40 horas semanais. Posteriormente, passarão por um estágio probatório de três anos, período em que haverá uma avaliação da conduta social, reputação e idoneidade do profissional.
Mais informações
Mais informações e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos por meio da Central de Atendimento da Vunesp, organizadora do concurso, pelo telefone (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.
Foto: Renato Pinheiro (SECOM)





