Guarda Civil Metropolitana de SP divulga edital com 500 vagas

28 de janeiro de 2026

Adicione o texto do seu título aqui

Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:

Um dos concursos mais esperados do ano já teve seu edital publicado. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo) anunciou a abertura de 500 vagas para fortalecer o efetivo da corporação. 

Do total de oportunidades em disputa, 375 são destinadas à ampla concorrência. Outras 100 vagas são direcionadas a negros e 25 a pessoas com deficiência, atendendo às respectivas leis de cota. 

Quem pode participar

Podem participar do processo seletivo os candidatos que tenham o ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, CNH a partir da categoria B e altura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens). 

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas de 29 de janeiro a 3 de março, pelo site da Vunesp. A taxa de participação custa R$ 98,00, mas é possível pedir a isenção, caso o candidato possua renda familiar “por pessoa” igual ou inferior ao menor piso salarial vigente no Estado de São Paulo. A solicitação deve ser feita no período das 10 horas de 29 de janeiro a 30 de janeiro, conforme Anexo II – Declaração de Comprovação de Renda Familiar, do edital. 

Sobre as avaliações 

A prova objetiva do concurso da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo deve ocorrer em 26 de abril. Ela contará com uma redação e 60 questões de múltipla escolha, abordando conteúdo de língua portuguesa (15); matemática e raciocínio lógico (10); realidades municipais (10); informática (5) e conhecimentos específicos (20). 

Os classificados nesta etapa ainda participarão de testes de aptidão física (22, 23, 29 e 30 de agosto) e avaliação psicológica (17, 18 e 31 de outubro, e 1 de novembro), cujos horários ainda serão definidos.

Os aprovados em todas as fases receberão salário de R$ 4.127,52, para uma jornada de 40 horas semanais. Posteriormente, passarão por um estágio probatório de três anos, período em que haverá uma avaliação da conduta social, reputação e idoneidade do profissional. 

Mais informações 

Mais informações e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos por meio da Central de Atendimento da Vunesp, organizadora do concurso, pelo telefone (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

Foto: Renato Pinheiro (SECOM)

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar