Trabalho temporário deve gerar cerca de 535 mil vagas no 4º trimestre de 2025

22 de outubro de 2025

Escrito por: Claudinei Nascimento

Boa notícia para quem quer aproveitar o último trimestre do ano e conseguir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que sejam gerados cerca de 535 mil vagas temporárias entre os meses de outubro e dezembro, crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O número positivo de contratações se deve a datas importantes do período, como a Black Friday e o Natal, além do início das férias escolares, que movimentam de forma intensa diversos setores, com destaque para a Indústria, que deve ofertar 50% das posições, seguida por Serviços (30%) e Comércio (20%)

 “Na Indústria, os destaques são os segmentos de eletroeletrônicos, brinquedos, linha branca, vestuário, calçados e alimentos voltados para o Natal, como o panetone. No Comércio, o aumento da movimentação começa em novembro, para atender ao aumento de demanda da Black Friday, e prossegue até o Natal. Já na área de Serviços, especialmente em Logística, o crescimento se dá pelo e-commerce e pela distribuição dos produtos vendidos online”, explica Alexandre Leite Lopes, presidente da Asserttem.

Outro ponto destacado pelo presidente da Asserttem é que, em muitas funções, não é exigida experiência prévia ou formação específica, e diversas empresas investem na capacitação dos trabalhadores. “Com isso, o regime não apenas gera renda, mas também desenvolve habilidades e prepara o profissional para futuras oportunidades no mercado”, diz.

Possibilidade de efetivação

A taxa média histórica de efetivação dos trabalhadores temporários, após o encerramento de seus contratos, é de cerca de 20%. Segundo Lopes, uma vez conquistada a vaga, o sucesso do trabalhador, que pensa em conquistar uma vaga definitiva, depende de esforço, competência, dedicação, disponibilidade e atitude proativa. “As empresas valorizam profissionais responsáveis, comprometidos e engajados. Além disso, como o temporário costuma atuar lado a lado com funcionários efetivos, observar suas rotinas e ter esses colegas como referência pode ser um bom aprendizado”, orienta.

Alerta

O trabalho temporário é um regime especial de contratação que permite às empresas atender às suas necessidades transitórias de substituição permanente de pessoal ou demandas complementares de trabalho em períodos de maior movimentação.

Entretanto, para quem busca uma oportunidade formal e dentro da lei, a Asserttem recomenda procurar agências oficiais de trabalho temporário, certificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Elas estão listadas no site https://asserttem.org.br/agencias-associadas e são as responsáveis por intermediar as contratações entre empresas e trabalhadores — garantindo, assim, todos os direitos previstos em lei.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar