Centrais sindicais farão o 1º de Maio unificado

29 de abril de 2025

Escrito por: Claudinei Nascimento

Por um Brasil mais justo, solidário, democrático, soberano e sustentável. Com esse lema, diversas centrais sindicais realização o 1º de Maio unificado, em evento que acontecerá na Praça Campo de Bagatelle, próxima ao Metrô Santana, a partir das 9h. 

A realização envolve a Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central – NCST e a Pública – Central do Servidor, tendo como convidada a Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

Dia de luta

Considerado um dia de luta para trabalhadores de todo o Brasil, neste ano algumas bandeiras levantadas pelas centrais são a redução de jornada para 40 horas semanais sem redução salarial, fim da carestia (encarecimento do custo de vida) e isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. 

Outras questões a serem abordadas são menos juros, mais emprego e renda, valorização do salário-mínimo, fortalecimento das negociações coletivas, igualdade salarial entre homens e mulheres, aposentadoria digna, regulamentação do trabalho por meio de aplicativos, contrariedade ao assédio moral, sexual, racismo e qualquer outra forma de discriminação. 

Também será realizado o ato político para falar sobre a importância deste dia para os trabalhadores, com a manifestação de autoridades e personalidades importantes do mundo político e sindical, que foram convidados para o evento.

Reflexão 

Para Miguel Torres, presidente da Força Sindical, o 1º de Maio Unificado é uma data para trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil refletirem e celebrarem as conquistas e debater sobre os novos desafios e as bandeiras de lutas. “Vamos mobilizar a sociedade e participar dos atos que ocorrerão em diversas cidades, por uma sociedade mais justa e com direitos para todos”. 

Já Ricardo Patah, presidente da UGT, acredita que a unificação do ato vem fortalecer as lutas em prol dos trabalhadores e, dessa forma, os direitos que lhe cabem são expressos com mais profundidade. “As bandeiras pelas quais lutamos são emblemáticas e precisamos refletir sobre todas elas”, diz.

Festa do Trabalhador

Neste ano, o 1 de Maio volta a destacar a Festa do Trabalhador por meio de um modelo tradicional, com sorteio de prêmios e participação de vários artistas da música popular brasileira, com destaque para Guilherme & Santiago, Léo Magalhães, Fiduma & Jeca, Thaeme & Thiago, Marília Tavares, Danilo & Davi, além de Gustavo Moura & Rafael.  

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar