Trabalho temporário deve gerar 630 mil vagas no segundo trimestre

22 de abril de 2025

Escrito por: Redação O Amarelinho

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base no fim do mês de fevereiro deste ano, apontam que 7,5 milhões de pessoas estavam desempregadas no Brasil, o que corresponde a uma taxa de desemprego de 6,8% da população economicamente ativa. 

A boa notícia é que, mesmo diante de um cenário macroeconômico mundial instável, o Brasil segue gerando oportunidades por meio de vagas temporárias. Neste sentido, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que cerca de 630 mil contratos temporários sejam firmados entre os meses de abril e junho de 2025, um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2024.

Vale destacar que, neste período, importantes datas contribuem para uma projeção otimista, como Dia das Mães (maio) e Dia dos Namorados (junho). 

Onde estão essa vagas

O crescimento no número de vagas com período predeterminado tem sido impulsionado por setores como Agronegócio, Logística, E-commerce, Indústrias Têxtil, de Embalagens e Papel e Celulose, que mantêm o ritmo de produção para atender às demandas do segundo trimestre. Essas oportunidades, segundo a própria associação, estão distribuídas entre os segmentos da Indústria (40%), Serviços (30%), Comércio (25%) e outros (5%).

Público diverso

Alexandre Leite Lopes, presidente da Asserttem, destaca que as empresas têm utilizado o trabalho temporário para se adequar às oscilações da economia. Além disso, a modalidade tem contribuído para ampliar as oportunidades no mercado formal, inclusive contratando um público diverso, composto também por jovens em busca do primeiro emprego, mulheres — inclusive gestantes — e pessoas acima de 40 anos, que buscam recolocação. “O trabalho temporário se consolida como uma ferramenta estratégica de inclusão social, pois permite que trabalhadores tenham acesso a todos os direitos garantidos por lei, além de auxiliar na sua qualificação e reinserção no mundo do trabalho”, acrescenta.

Dinamismo do setor

Os números estimados para o segundo trimestre vêm confirmar o dinamismo do setor, já que 800 mil contratos temporários foram firmados entre janeiro e março de 2025. 

Em relação ao futuro, Leite acredita, por exemplo, que o impacto da guerra tarifária global ainda é muito incerto e pode tanto beneficiar como prejudicar o volume de contratações temporárias. “Por este motivo, esta questão não está sendo considerada na estimativa do segundo trimestre. Caso venha a gerar algum impacto, isso se refletirá nas projeções dos próximos trimestres deste ano”, conclui.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar