Governo tira Covid-19 de lista de doenças ocupacionais

17 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O governo desistiu de incluir a Covid-19 na lista de enfermidades relacionadas ao trabalho. Em 1º de setembro, o Ministério da Saúde divulgou a portaria 2.309, com atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). Nela, a Covid-19 constava no rol de doenças ocupacionais. Entretanto, menos de 24 horas após ser publicada no Diário Oficial da União, o governo voltou atrás. A revogação ocorreu por meio da portaria 2.345, assinada por Eduardo Pazuello, ministro interino da saúde.

A norma garantia estabilidade de um ano no emprego caso o trabalhador contraísse o novo coronavírus no local de trabalho. Se ficassem afastados das atividades por mais de 15 dias devido à infecção, os trabalhadores passariam a ter também o direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) proporcional ao tempo de licença médica. Além disso, a portaria previa auxílio-doença de 100% pelo INSS. Porém desde que comprovado o nexo causal, ou seja, que a doença havia sido contraída em decorrência do trabalho. 

Como fica a situação dos trabalhadores agora?

Mesmo sem legislação específica em vigor, ainda é possível classificar o contágio pela Covid-19 como acidente de trabalho. Para tanto, o trabalhador pode apelar pelo caminho administrativo ou judicial a fim de comprovar a relação da infecção com o trabalho.

“Na prática, não sendo a covid-19 inserida na LDRT [Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho], isso dificulta que o INSS, voluntariamente, conceda o benefício, salvo se houver decisão administrativa ou judicial em sentido contrário”, afirma o especialista em relações do trabalho Ricardo Calcini.

Rafael Ferraresi Holanda Cavalcante, especialista em direito trabalhista, diz que o governo, ao recuar, agiu de forma correta. Isso porque a norma atribuia o ônus da contaminação de forma abrangente para a empresa. “Isso deixaria as empresas muito vulneráveis a pedidos de indenizações e estabilidades de 1 ano no emprego quando automaticamente se considera a Covid-19 como doença ocupacional, descartando a apuração do nexo de causalidade, que é relação que se deve estabelecer entre a atividade exercida com a doença adquirida”, explica.

O que diz o Supremo Tribunal Federal?

Em decisão recente, o STF deu margem para que a Covid-19 fosse considerada como doença adquirida no trabalho, principalmente em casos de trabalhadores atuando em serviços essenciais. Na ocasião, os ministros derrubaram o artigo 29 da Medida Provisória (MP) n° 927, que não prevê a doença como ocupacional. 

De acordo com os ministros, tal artigo seria prejudicial a um número alto de trabalhadores que estão constantemente expostos à doença, por não considerá-la acidente de trabalho. Tal MP acabou perdendo validade em 19 de julho, uma vez que o texto não foi votado pelo Senado e caducou.

“O que poderia ser feito, entendo eu, é a flexibilização das prova para que o empregado não deixe de fazer a perícia, mas que ela tenha uma janela mais abrangente para o empregado, por exemplo, se ele conseguir demonstrar que a doença foi adquirida em um dia útil e quando não havia infectados na residência dele, por exemplo. Que isso já possa se caracterizar como o nexo, inferindo que ele adquiriu a doença no ambiente de trabalho. Então seria uma flexibilização tanto do ônus da prova quanto da feitura da própria perícia”, sugere Cavalcante.

O Ministério da Saúde não se pronunciou sobre as mudanças.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar