Lei de combate às fraudes é sancionada

1 de julho de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento
As concessões de benefícios por parte do INSS vão passar por um pente-fino. Foi sancionada, no dia 18 de junho, a Lei 13.846, que pretende aprimorar os processos de combate a fraudes previdenciárias. 
Segurados que recebem o auxílio-acidente passarão a pagar suas contribuições ao INSS, no período que estiverem afastados, para não correrem o risco de perder o benefício.
A lei também endurece as regras para concessão da pensão por morte.  Quem não é casado e vive apenas em união estável terá que apresentar documentos de até 24 meses antes da morte, que provem o direito à pensão. A mesma regra se aplica a outros dependentes do segurado que morreu. Menor de 16 anos, considerado incapaz, tem até 180 dias para requerer o benefício. Para os demais dependentes, o período é de no máximo 90 dias.
Já o auxílio-reclusão passa a ser concedido a dependentes do detento que cumpre  pena em regime fechado e não mais semiaberto. Para estimular a observação de fraudes, servidores do INSS que as comprovarem receberão cerca de R$ 60,00 por processo administrativo.
Delegado Rafael Dantas atua na força-tarefa previdenciária, em São Paulo

Para o professor e delegado da Policia Federal que atua na força-tarefa previdenciária em São Paulo, Rafael Dantas, novas tecnologias têm permitido um trabalho mais eficaz no combate às irregularidades. “Nas operações, já detectamos fraudes de mais de R$ 100 milhões. Se comprovada a má-fé, o segurado pode responder civil (devolvendo o dinheiro) e criminalmente”, afirma.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar