Empreenda Rápido: 400 mil vagas de qualificação para pequenos empreendedores

5 de março de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O Governo de SP e o Sebrae-SP estão com 400 mil vagas abertas para qualificação gratuita durante todo 2021 pelo programa Empreenda Rápido. Com opções de cursos presenciais e também online, o objetivo é melhorar a produtividade e a competitividade das empresas. No total, serão 216 mil vagas para cursos técnicos e de gestão ministrados pelo Sebrae-SP, Centro Paula Souza, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Senai e Senac. Além delas, 184 mil vagas serão exclusivas de gestão aplicadas pelo Sebrae. Para isso, novas turmas são abertas todas as semanas, destinadas para quem quer começar um negócio próprio e para quem já empreende.

Serão oferecidos cursos para os mais variados segmentos, como Beleza, Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Têxtil, Vestuário, Automotivo, Eletroeletrônico, Metalurgia, Gráfico e Editorial, Tecnologia da Informação, Economia Criativa, entre outros.

Empreenda Rápido também tem acesso a microcrédito

 

Além das qualificações, o Empreenda Rápido também auxilia os empreendedores no acesso a novos mercados e na busca por crédito orientado. Dessa forma, até o final de 2021, por meio do Banco do Povo, serão disponibilizados mais de R$ 150 milhões em microcrédito aos concluintes dos cursos.

“Com o objetivo de apoiar os empreendedores, lançamos este maior programa de empreendedorismo do Brasil. De fato, a pandemia provocou a maior crise humanitária, sanitária e econômica da nossa história e, com o Empreenda Rápido, foi possível auxiliá-los na retomada gradual de suas atividades. Conheci diversas histórias de microempreendedores que utilizaram o crédito do Banco do Povo e foram exemplos de resiliência durante esta crise. Portanto, isso nos enche de esperança e nos faz perceber que o caminho certo é oferecendo oportunidades para todas e todos”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patricia Ellen.

Veja como realizar a inscrição nos cursos técnicos

 

Os interessados em se inscrever na turma de cursos técnicos devem realizar  cadastro pelo site do Empreenda Rápido, ou pelo telefone 0800 570 0800, ou buscar informações nos escritórios regionais do Sebrae-SP e postos do Sebrae em todo o Estado. Para acesso ao crédito, os concluintes não podem ter restrições cadastrais no CPF ou CNPJ.

Se você está começando, é uma oportunidade para aprender uma nova profissão. Agora, se você já atua nas áreas, os cursos vão auxiliar na melhora da performance do negócio com técnicas mais competitivas e rentáveis. A carga horária varia entre 20h e 44h de duração nas turmas online e 24h e 88h nas presenciais. As inscrições poderão ser feitas até dois dias úteis antes do início das turmas.

Sobre o Empreenda Rápido

 

Lançado em julho de 2019, o Empreenda Rápido é uma opção para auxiliar micro e pequenos empresários durante a pandemia de covid-19. Em 2020, cerca 170 mil pessoas se inscreveram no programa e mais de R$ 68 milhões foram concedidos via Banco do Povo e Desenvolve SP, segundo o governo do estado.

O programa tem como base 6 pilares. Sendo assim, o empreendedor pode realizar desde a abertura de sua empresa com agilidade até acessar o mercado por meio de parcerias com plataformas digitais.

Abrir uma empresa é um grande passo na vida do empreendedor. Mas o maior desafio é mantê-la viva e competitiva no mercado. A taxa de mortalidade dos pequenos negócios no Estado é, em média, de 39% entre o ano 2000 e 2019. Mas notamos que essa taxa cai para 19% entre as empresas atendidas pelo Sebrae-SP. Isso porque são capacitadas em gestão e com mais oportunidades de acesso a novos mercados e crédito orientado. E esses são os pilares do Empreenda Rápido”, explica o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar