OMS classifica vício em videogame como doença

4 de outubro de 2018

Escrito por: Redação O Amarelinho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou a sua Classificação Internacional de Doenças (CID) e, pela primeira vez, o vício em videogames foi incluído como perturbação mental, ou seja, doença caracterizada pela impulsividade e perda de autocontrole pelo jogo.

O documento também passou a incluir condições relacionadas à identidade de gênero no capítulo sobre saúde sexual – antes estavam relacionadas à saúde mental. A 11ª edição da CID será apresentada na Assembleia Mundial de Saúde, que será realizada em maio do ano que vem. Se aceitas pelos estados-membros, as mudanças deverão entrar em vigor 1º de janeiro de 2022.

Segundo a OMS, foram recebidas mais de 10 mil sugestões de profissionais de saúde de todo mundo para a formatação da nova classificação. Serão incluídos, ainda, um capítulo sobre medicina tradicional e outro sobre saúde sexual, considerando o tema relativo a transgêneros e o transtorno gerado pelos jogos de videogame. Neste último caso, o tema está entre as “desordens de dependência”.

Para o diagnóstico do vício em videogame, é necessário haver um comportamento extremo com consequências sobre as “atividades pessoais, familiares, sociais, educativas ou profissionais” e, “em princípio, manifestar-se claramente sobre um período de pelo menos 12 meses”.

A CID é um sistema criado para listar, sob um mesmo padrão, as principais enfermidades, problemas de saúde pública e transtornos que causam morte ou incapacitação de pessoas. A relação reúne mais de 55 mil códigos de doenças.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar