Profissional em T: entenda mais sobre

28 de abril de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O profissional em T (do termo t-shaped em inglês) é um funcionário que domina uma habilidade específica dentro do trabalho e ainda consegue ajudar em outras funções. Dessa maneira, ele é muito requisitado no mercado e consegue uma taxa de empregabilidade muito maior que os demais. Portanto, entender mais sobre o assunto pode ser decisivo para o futuro da sua carreira e um grande diferencial para sua jornada profissional.

 

Nesse sentido, eles são trabalhadores especialistas em um determinado tema e generalista nas demais atividades, conseguindo, desse modo, abranger todo o espectro do expediente laboral. Essas são características imprescindíveis para ampliar horizontes do mercado, pois cada vez mais recrutadores estão atrás de profissionais completos que possam colaborar em diferentes áreas do processo de trabalho.

 

Características de um profissional em T

 

Versatilidade

A vantagem de um profissional em T, que pode ajudar em diferentes tarefas, é a sua versatilidade. Dessa maneira, ele estará disponível para ajudar em diversos ambientes organizacionais, além de agregar o melhor que um profissional especialista na área pode oferecer, uma vez que é perito em uma habilidade específica.

 

Curiosidade e colaboração

Devido ao fato de possuir conhecimento em várias áreas de trabalho, profissionais em T costumam ser curiosos e colaborativos. Ou seja, eles são capazes e gostam de conhecer mais sobre as outras áreas da empresa e colaborar com o seu conhecimento generalista. Essas são habilidades importantes para o seu desenvolvimento profissional a longo prazo.

 

Criatividade e inovação

Após tudo que vimos sobre esse tipo de profissional, percebemos que eles não são comuns. Dessa maneira, eles não costumam optar por caminhos fáceis e práticos. Os profissionais em T buscam soluções inovadoras para realizar suas tarefas e, exatamente por isso, conseguem despontar no mercado de trabalho. Os diversos conhecimentos que possuem ajuda no momento de criatividade e pode ser um grande diferencial aos olhos dos recrutadores.

 

Método para se tornar um profissional em T

 

Portanto, para se tornar um profissional em T é preciso ficar atento para alguns pontos fundamentais. Antes de tudo, é necessário se especializar em algum ponto da sua área de atuação. Concluída esta etapa, é hora de se buscar outras competências. Nesse sentido, potencialize seus pontos fortes, minimize os fracos e entenda sua situação profissional. Desse modo, será muito mais fácil se tornar um profissional desejado pelas empresas.

 

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar