Dicas para trabalhar em casa com qualidade

24 de março de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Para especialistas, não pode haver interferência de questões domésticas nos assuntos profissionais.

 

Para impedir a disseminação do coronavírus, muitas empresas colocaram os funcionários para trabalhar em casa, o chamado home office, uma novidade para quem sempre esteve acostumado a desempenhar suas tarefas dentro de um ambiente organizacional. Por isso, algumas dicas são importantes para quem quer exercer as suas tarefas com qualidade. 

Para Alexandre Bessa, professor de Canais Digitais na pós-graduação da ESPM São Paulo, é possível manter o senso de equipe mesmo a distância. “Utilize a situação adversa para desenvolver canais de comunicação mais efetivos com colegas, clientes e fornecedores e não abandone sua rotina diária, horários e os cuidados com seu corpo e alimentação”, diz. 

Já Katie Nielson, chefe do escritório de educação da Voxy, diz que é necessário evitar que as equipes sofram com o isolamento e tenham problemas com a comunicação. Por isso, é importante ter as ferramentas necessárias para o trabalho remoto. “É difícil trabalhar em um documento colaborativo ou fazer uma videochamada, por exemplo, sem boa conexão de internet”, diz. 

Outra dica de Nielson é limitar as distrações, levar o home office a sério e se preparar como se tivesse de estar no escritório, trocando de roupa e mudando para um local diferente em sua casa para começar sua atividade profissional. “Criar uma rotina ajuda a definir os limites do trabalho e do lar”, explica. 

Por fim, a professora de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, diz que, apesar do trabalho em casa permitir horários mais flexíveis e maior privacidade profissional, cabe lembrar que é necessário senso de disciplina e organização para fazer dar certo. “Não pode haver interferência de questões domésticas nos assuntos profissionais”, comenta.

A professora, no entanto, alerta para a necessidade do home office em meio ao surto de coronavírus. “O mais importante é seguir as orientações das autoridades e profissionais da saúde e optar pelo trabalho em casa, sempre que possível, para conter a pandemia”, conclui. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar