Fim da carreira: qual o momento certo de parar?

25 de maio de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O fim da carreira pode ser uma situação muito complicada para diversos trabalhadores. São muitos anos no mercado de trabalho e essa não é uma decisão fácil. Além disso, existem diversos fatores que interferem nesse processo. Então, que tal conhecer mais sobre o tema para refletir o que se encaixa melhor na sua vida profissional?

 

A situação para quem está pensando no fim da carreira

 

Primeiro, precisamos entender como funciona a aposentadoria pública no Brasil. Esse é um tema bastante complexo, mas que impacta diretamente no momento em que terminamos nossa carreira. Ao todo, são 5 principais tipos de aposentadoria:

  • Tempo de contribuição;
  • Tempo de contribuição por pontos;
  • Idade;
  • Invalidez; 
  • Especial;

 

O que analisar no fim da carreira

 

Pensar no fim da carreira é algo fundamental para o trabalhador. Afinal, ninguém merece estar preso à massiva jornada quando estiver com a idade avançada. Dessa maneira, estar com todas as situações organizadas é um ponto fundamental. A organização vale para diversos campos da sua vida, desde o financeiro, passando pelo pessoal até a satisfação mental.

 

Nesse momento tão decisivo para o rumo da sua vida profissional, é preciso entender quais são os próximos passos. Fique atento na contribuição mensal para a previdência (seja privada ou pública) e considere todas as situações quando chegar ao fim da carreira. Assim você conseguirá se aposentar da melhor maneira possível.

 

Fique atento para as mudanças no sistema de aposentadoria

 

Nos últimos anos, passamos por diversas discussões sobre a previdência no Brasil. Diversos agentes públicos apresentaram propostas de reforma e esse foi um tema amplamente discutido. Nesse sentido, é importante ficar atento para as mudanças que foram decididas sobre o assunto. 

 

Hoje, por exemplo, a idade mínima para se aposentar é de 65 anos para homens e 61 anos e 6 meses para mulheres. Além disso, o profissional poderá se aposentar por tempo de contribuição, nessa modalidade, os homens precisam ter no mínimo 53 anos e 30 anos de contribuição para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Para as mulheres, é preciso ter 48 anos e 25 anos de contribuição.

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar