Concursos públicos: entenda mais sobre essa área

5 de abril de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Você provavelmente já escutou falar sobre concursos públicos. Mas, afinal, qual é a diferença dele para outras carreiras? Porque todo mundo fala tão bem e se dedica tanto aos certames? Fique tranquilo, pois eles realmente têm suas particularidades, mas, a seguir, vamos abordá-las aqui, destacando vantagens e as características que o tornam um verdadeiro objetivo para muitas pessoas.

 

Concursos públicos

 

Concursos são processos seletivos que buscam avaliar candidatos para cargos públicos. As vagas são destinadas para trabalho em esferas municipais, estaduais e federais. Dessa maneira, os candidatos aprovados se tornam servidores públicos em órgãos oficiais governamentais.

 

Hoje, no Brasil, existem milhares de vagas para concursos públicos, sendo a grande maioria para o poder executivo (Prefeituras, Governos e União), mas também há opções para o Legislativo (Câmaras e Assembleias) e Judiciário (Defensorias, Ministérios Públicos etcs). 

 

O concurso é uma maneira de garantir que cidadãos, não eleitos por voto popular, tenham participação em atividades públicas. Como previsto no inciso II do Art. 37 da constituição: “A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei”.

 

Vantagem  de concursos públicos

 

Os concursados públicos têm direito a todas as vantagens asseguradas nas leis trabalhistas, além de estabilidade no emprego e remunerações, em geral, mais atraentes. Dependendo do órgão, há ainda a possibilidade de licença-prêmio (recompensa que pode ser paga em adicional no salário ou com 3 meses de férias para aqueles funcionários que não faltarem no período de 5 anos), ausência abonada, ajuda de custo, diária, indenização de transporte e auxílio-moradia.

 

Gostou dessas informações?

Fique de olho no blog do Amarelinho. Aqui você encontra muitas novidades a respeito de concursos e mercado de trabalho. Nosso objetivo é ajudar você a impulsionar a sua carreira! Além disso, visite as vagas em nosso site e confira todas as opções esperando por você!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar