Programa do governo oferece qualificação profissional gratuita

8 de abril de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O programa Qualifica Mais-Emprega Mais está com inscrições abertas para cursos online de qualificação profissional. São 6.069 vagas gratuitas nesta primeira fase, que funcionará como projeto-piloto. As oportunidades são para as áreas de tecnologias da informação e comunicação (TICs): programador de sistemas, programador web e programador de dispositivos móveis.

 

Os cursos terão duração de cerca de 200 horas cada. Neste primeiro momento, estão sendo ofertados para jovens que residam em 11 regiões metropolitanas do país. São elas: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas. Além da qualificação, os estudantes que concluírem os cursos serão auxiliados para inserção no mercado de trabalho.

 

De acordo com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a seleção dos estudantes será realizada pela plataforma EduLivre. Assim, os candidatos vão conhecer o contexto do mercado de trabalho no qual pretendem se inserir.

 

“Ao preencher essa trilha, o candidato vai conhecer mais sobre o curso, verificar o que é exigido dos alunos durante a qualificação e preencher alguns testes, que os ajudarão no processo de seleção dos alunos”, explicou o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, Sérgio Calderini.

 

Inscrições e seleção para o Qualifica Mais – Emprega Mais

Podem participar jovens com até 29 anos que completaram o ensino médio completo. Além disso, é necessário residir em uma das 11 cidades atendidas nesta primeira fase e preencher a trilha educacional na plataforma virtual EduLivre. 

 

As inscrições para a trilha educacional vão até o dia 11 de abril. A partir do dia 12 de abril, os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula, enviado diretamente por uma das setes instituições selecionadas pelo governo para o programa.

 

Mais detalhes do programa para qualificação profissional

Calderini explicou que antes de oferecer as vagas, foi feito um mapeamento junto ao setor produtivo para conhecer a demanda e onde elas estavam localizadas.

 

Além do conhecimento técnico, a capacitação focará em outras habilidades importantes para o mercado de trabalho. “Os programas dos cursos estão sendo preparados para oferecer não só o conhecimento técnico, mas também a transmissão de várias habilidades importantes para o mundo do trabalho. Por exemplo, como o profissional deverá elaborar seu currículo, como se preparar para uma entrevista e como ele se relaciona dentro de um ambiente de um emprego, porque a gente está preocupado não só com que esse jovem ou adulto consiga a vaga, mas também em como deverá mantê-la”, explicou o diretor.

 

As aulas dos cursos oferecidos pelo Qualifica Mais começam em 10 de maio e devem se estender por até seis meses, a depender da oferta de cada estado. Mais detalhes do Qualifica Mais estão disponíveis no site do programa na internet.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Publicidade ba

Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias