INSS simplifica a concessão de benefícios e evita ida às agências

24 de março de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Orientação é para que segurado não se desloque aos postos de atendimento, uma vez que a maior parte dos funcionários do instituto está trabalhando pela modalidade home office.

 

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) anunciou que 90 serviços serão oferecidos por meio virtual. A medida visa assegurar que as pessoas não saiam de casa, se expondo ao risco de contágio pelo coronavírus. 

Entre as medidas, os segurados não precisam fazer a perícia médica presencial. Para pedir o auxílio-doença ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), basta enviar o atestado médico pelo aplicativo Meu INSS ou pela internet (meu.inss.gov.br). O documento será verificado por uma perícia médica federal e a proposta é, dessa forma, acelerar o processo de análise, evitando o deslocamento dos segurados para uma agência. Quem já fez o requerimento, anteriormente à medida, também está orientado a enviar o atestado, assim como os segurados que venham contrair o coronavírus 

Outra ação do INSS é a suspensão de prova de vida pelos próximos meses. Neste período, aposentados, mesmo sem realizar o procedimento, não terão seus pagamentos bloqueados.  

Com as medidas adotadas, as agências estarão fechadas e um servidor estará de plantão, pelo telefone 135, para esclarecer eventuais dúvidas sobre o meu INSS. Também serão disponibilizados para os segurados os telefones das agências para que entrem em contato. O INSS espera que, nos próximos dias, grande parte dos servidores já estejam trabalhando de forma remota, para agilizar a análise de todos os benefícios solicitados on-line.   

 

Seguro-desemprego

Outra mudança que mexe com a vida do trabalhador é a seguinte: os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos e tiverem redução de salário e de jornada por causa da crise receberão a antecipação de parte do seguro-desemprego. “É uma decisão importante, que permite ao trabalhador administrar sua renda  durante esse período de turbulência”, diz o vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Previdência Social, André Luiz Moro Bittencourt. 

Para o especialista, as medidas são necessárias em decorrência do avanço do coronavírus. Trata-se, segundo ele, de uma situação que pede ações emergenciais que reduzam a possibilidade e propagação do vírus. “Por meio do Meu INSS, é possível realizar cadastro, enviar documentos, agendar benefícios. O objetivo é incentivar as pessoas a usar o telefone 135, site ou o aplicativo Meu INSS, em vez de comparecer às agências. Tudo para evitar a circulação de segurados, principalmente os que estão nos grupos de risco”, explica.  

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias