Operação resgata oito pessoas de fazenda

4 de fevereiro de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Empresário mantinha trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo.

Oito trabalhadores, dois deles adolescentes, que estavam sendo submetidos à condição de trabalho escravo foram resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em Medicilândia, no interior do Pará, em operação finalizada no dia 25 de janeiro. A ação envolveu uma propriedade localizada às margens do Rio Jarauçu, onde são criados gados para corte.

Os auditores-fiscais do Trabalho conduziram o empregador à Delegacia da Polícia Federal em Altamira (PA), em razão do flagrante de trabalho escravo e posse ilegal de armas de fogo, utilizadas para ameaçar os trabalhadores. Além disso, o fazendeiro recebeu voz de prisão também pelo crime de corrupção ativa, porque tentou subornar os servidores. Diante dos fatos, a Justiça Federal decretou a prisão preventiva do empregador.

A equipe de fiscalização constatou ainda que o pagamento de salários não era realizado, o que caracterizou servidão por dívida. “Os trabalhadores eram obrigados a adquirir alimentos e itens básicos de subsistência no estabelecimento comercial do empregador, sem que houvesse ciência e controle dos preços praticados, muito superiores aos da própria região, permanecendo em constante endividamento”, explica o coordenador da ação, o auditor-fiscal do Trabalho, Magno Riga. Ele diz que foi considerado determinante o isolamento em que se encontravam os trabalhadores, uma vez que a localidade ficava a quatro dias da zona urbana mais próxima, a cidade de Porto de Moz.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar