Redes sociais devem ser usadas de forma profissional

4 de fevereiro de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Para Celso Bazzola, o uso adequado das ferramentas pode turbinar a carreira, mas também pode provocar danos irreparáveis à imagem.

Muitas pessoas pensam nas redes sociais apenas como um instrumento para descontração. E não estão erradas, desde que tomem os devidos cuidados. No entanto, uma boa parcela mais antenada já percebeu que a utilização adequada dessas ferramentas de comunicação pode potencializar sua carreira, promovendo o crescimento profissional e o networking.

Para saber o limite, basta levar em conta que o mundo online requer cuidados parecidos aos do dia a dia em casa, no lazer ou no trabalho. O recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.

Segundo o consultor de recursos humanos Celso Bazzola, uma boa medida é ampliar os contatos com qualidade. “É interessante ter um grupo grande de amigos, mas é recomendável se preocupar mais com a qualidade do que com a quantidade. Não é preciso ir convidando todo mundo que conhece ou que é amigo do amigo”, ensina.

Outra medida é mostrar ações que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas. “No entanto, é bom evitar a autopromoção exagerada, pois pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que estavam envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, porque aumenta a visibilidade”, afirma Bazzola.

Com relação às postagens, o consultor lembra que cada vez mais se multiplicam publicações vazias e, por isso, é bom se diferenciar com posts pertinentes ao campo de atuação. O consultor recomenda também não entrar em polêmicas desnecessárias, até porque não é possível conhecer o posicionamento de todos os parceiros de negócios e das empresas. “Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece chato e tira um pouco a graça, mas esta é a única forma de garantir que a publicação nas redes sociais não interferirá no lado profissional”, adverte.

As pessoas hoje têm acesso ao que você faz 24 horas e os recrutadores também pesquisam cada vez mais as redes sociais. Por isso, é importante pensar bem antes de curtir ou compartilhar uma publicação ou página. “Leia o texto atentamente para ver se não há nada nas entrelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes e evite as que incitem o ódio ou o preconceito”, aconselha Bazzola.

As redes estão cheias de fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras. Essa exposição pode trazer consequências negativas para imagem de um profissional. “Todos estamos expostos e isso contará na hora de uma possível contratação”, finaliza.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar