Aeronáutica abre 252 vagas para jovens com ensino médio

Claudinei Nascimento

, Antigo Concursos

Aprovados serão capacitados na Escola de Especialistas,  em Guaratinguetá, e sairão formados como sargentos.

 Força Aérea Brasileira anunciou a abertura de 252 vagas no Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos, da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). Do total de oportunidades, 51 serão reservadas para os candidatos negros, ou 20%, conforme determina a legislação federal.
Para participar do concurso, o candidato precisar ter concluído o nível médio e estar com idade entre 17 e 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2020.
As vagas estão distribuídas por diversas áreas de formação e da seguinte maneira: 15 para aeronavegantes nas especialidades de Comunicações (10) e Fotointeligência (5); 109 para não aeronavegantes nos setores de Guarda e Segurança (30), Eletricidade e Instrumentos (14), Estrutura e Pintura (6), Meteorologia (6), Suprimento (12), Informações Aeronáuticas (8), Bombeiro (14), Cartografia (2), Desenho (3), Eletromecânica (10) e Metalurgia (4); além de 128 oportunidades para o setor de Controle de Tráfego Aéreo. A área de Guarda e Segurança contempla apenas os candidatos do sexo masculino. As demais estão abertas para ambos os sexos.
Processo seletivo
O concurso prevê a realização de várias etapas de avaliação. A primeira é  composta por uma prova escrita com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, que será realizada no dia 17 de novembro em diversas cidades, entre elas São Paulo e São José dos Campos. Os gabaritos provisórios serão publicados no dia 18 de novembro, no site http://ingresso.eear.aer.mil.br.
Os aprovados ainda terão de passar pelas fases de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
Quem for classificado em todas as etapas vai fazer o curso da EEAR, com duração de dois anos, em Guaratinguetá, onde deverá se apresentar no dia 28 de junho de 2020. A cidade está a 168 quilômetros da Capital.  
Na Escola de Especialistas, os alunos terão alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. Após a formatura na instituição de ensino, o aluno será promovido à graduação de terceiro-sargento e irá atuar em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Aeronáutica. Na condição de formado, receberá remuneração de 
R$ 3.825,00, valor que é baseado na Tabela de Salários dos Militares de 2019.
As inscrições para o concurso devem ser realizadas de 5 de agosto até as 15h do dia 30 de agosto pelo site http://ingresso.eear.aer.mil.br e a taxa de participação é de R$ 60,00.

Publicidade

Publicidade

Publicidade